Objeto Vital: dupla cubana Los Carpinteros ganha retrospectiva no CCBB - Agenda CariocaAgenda Carioca

publicidade

Los Carpinteros CCBB

Objeto Vital: dupla cubana Los Carpinteros ganha retrospectiva no CCBB

Quando o país de Fidel Castro nem sonhava com a abertura política que conhecemos hoje, os cubanos Dagoberto Rodríguez, Marco Castillho e Alexandre Jesús Arrechea Zambrano já eram sucesso no exterior. Em 1992 se formava o coletivo de artistas, Los Carpinteiros, que já foi trio e virou dupla com a saída de Arrechea, e já expôs no Museu de Arte Moderna em Nova York, e em diversos outros países.

Depois de passar por São Paulo, Brasília e Belo Horizonte, a maior exposição já montada pelo coletivo apresenta seus três eixos temáticos: objeto do ofício, objeto possuído e espaço-objeto, que formam a retrospectiva Objeto Vital. Sempre com uma crítica social ácida, sagaz e bem humorada, os trabalhos do trio partem de uma utilização criativa da arquitetura, da escultura e do design, para explorar o choque entre função e objeto, propondo uma reflexão sobre a função real de cada objeto.

O público poderá acompanhar todas as fases do coletivo, desde a década de 1990 até obras inéditas, feitas especialmente para esta exposição. A exposição fia mais interessante se pensarmos que, quando o grupo se formou no Instituto Superior de Arte de Havana, numa Cuba fechada politicamente, muitos artigos e materiais usados ainda eram distantes de suas realidades. Este se tornou um ponto questionar a vitalidade daquele objeto, e do objeto como fruto da arte.

São mais de 70 obras em exposição no CCBB, sob a curadoria d Rodolfo de Athayde, entre desenhos, aquarelas, esculturas, instalações e vídeos de todas as fases dos artistas, inclusive novidades feitas para o Brasil.

VEJA TAMBÉM: GILBERTO E ORQUESTRA JOHANN SEBASTIAN RIO CELEBRAM A MPB EM CONCERTO

Para os pequenos aproveitarem tanto quanto os adultos, o CCBB preparou uma série de atividades de música, arte e até carpintaria sobre a Objeto Vital. Para meninos e meninas de 3 a 6 anos, vale agendar a visita Pequenas Mãos, que ensina sobre o conteúdo da mostra a partir dia 10. Já o Laboratório Aberto prepara uma Carpintaria Sensorial, com novas descobertas sobre os significados e utilidades de alguns objetos de nosso cotidiano, aos sábados e domingos, das 14h às 16h30.

O pacote se encerra com o projeto Música Encena, que apresenta um panorama do universo Los Carpinteros para meninos e meninas de todas as idades, com direito à história cubana, musicalidade, curiosidades e muita história. O programa rola nas segundas e quintas, às 14h, e é livre, assim como o Laboratório.

LOS CARPINTEROS: OBJETO VITAL
De 3 de maio a 1 de agosto de 2017 | De qua. a seg., das 9h às 21h
Rua Primeiro de Março, 66, Centro
Tel.: (21) 3808-2020 | Entrada franca

VEJA TAMBÉM: REALIDADE VIRTUAL É TEMA DE MOSTRA INTERATIVA NO OI FUTURO FLAMENGO

3 Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *