Luiz André Alzer e Bruno Drummond apresentam manual de carioquice - Agenda CariocaAgenda Carioca

publicidade

Luiz André Alzer e Bruno Drummond apresentam manual de carioquice

A bibliografia carioca não para de crescer! Dessa vez, a novidade nas livrarias da cidade é um guia com pinta de almanaque e, será possível, um diário? O Meu livro do Rio é um pouco de tudo isso. De curiosidades das praias aos carnaval carioca, passando pelas melhores dicas para visitar pontos turísticos clássicos ou nada convencionais, o livro vai do Leme ao Pontal permeado por uma farta lista de informações capazes de surpreender até mesmo o mais descolado de seus habitantes.

Criada por um carioca e um niteroiense, essa mistura de conceitos nasceu da vontade dos autores, a dupla dinâmica de amigos de infânciz, Luiz André Alzer e Bruno Drummond, de deixar para a geração de seus filhos um registro autêntico da cidade onde adoram viver. Figurinhas clássicas das principções cariocas, o primeiro é jornalista e autor do best seller Almanaque anos 90, e o segundo, cartunista que já ilustrou para diversas editoras no Brasil e na Inglaterra, incluindo o jornal The Guardian. Juntos, estão à frente do jogo de tabuleiro Desafio Carioca, lançado no ano passado com testes e curiosidades sobre a cidade.

Aliás, foi daí que surgiu a ideia do livro. Toda a pesquisa rendeu um manual inteiro de rotas secretas, histórias de patrimônios da cidade – incluindo o clássico combinado biscoito de polvilho e mate – e ainda uma série de perfis de cariocas de responsa. Você sabia, por exemplo que nos anos 60, o Rio chegou a ter 198 cinemas de rua? Hoje são apenas oito sobreviventes. E já parou para pensar em quem foi a primeira Rainha de Bateria do carnaval carioca? Pasme: Monique Evans inaugurou o cargo! Assim como, surpreendentemente, Glória Maria, antes de ser jornalista, foi a primeira princesa do bloco Cacique de Ramos.

O melhor de tudo? Os autores também desafiam a memória e deixam o leitor à vontade para completar, discordar e dar a sua própria cara ao livro. Em capítulos, como o que conta a história dos palcos de shows memoráveis realizados na cidade, há espaço, por exemplo, para colar ingressos de eventos inesquecíveis, como Cazuza no Canecão, Pavarotti no Metropolitan ou dezenas de apresentações que marcaram lugares como Circo Voador e Fundição Progresso. Recortada, até a embalagem do pacote de papel do Biscoito Globo, que já é uma instituição da cidade, pode ser colada no livro.

Os cartuns humorísticos que pontuam o livro passam longe do politicamente correto e, cheios de irreverência, aparecem tanto para enaltecer as belezas do Rio, quando em tom crítico. Um gostinho? “Mô, tem um cocozão boiando ali…”, diz a gata de biquíni abraçada ao maridão que mira o celular na selfie do casal numa praia carioca. Ao que o bonitão tatuado responde, na abertura do capítulo Lugares incríveis que eu preciso mostrar que visitei: “Disfarça e sorri que a hastag é #paraíso”.

A novidade já está à venda nas principais livrarias da cidade à R$ 29,90. (via MARIANA BROITMAN) 

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *