A megaexposição Marina Monumental está de volta e, dessa vez, é delas - Agenda CariocaAgenda Carioca

publicidade

Panmela Castro

A megaexposição Marina Monumental está de volta e, dessa vez, é delas

Ana Vitoria MussiA vista para a Baía de Guanabara, Cristo Redentor e Pão de Açúcar da Marina da Glória vai ficar ainda mais bonita. Está voltando, em sua terceira edição, uma verdadeira MEGAexposição: é o projeto Marina Monumental, que reúne uma seleção de diversificadas obras de arte que possuem dois denominadores comuns: o – exagerado – tamanho e o olhar feminino de quem as produziu. A mostra que começa dia 25 de novembro e fica em cartaz até 6 de janeiro apresenta desta vez uma temática para lá de especial: A Arte Delas.

Os monumentos da exposição a céu aberto foram novamente selecionados pelo curador francês Marc Pottier que reuniu obras de autoria exclusivamente feminina, com peças que foram criadas especialmente para o evento. O objetivo principal é revelar, exaltar e divulgar a identidade e a luta por direitos da mulher, mostrando como a arte pode ser uma ferramenta que colabora com questões como corpo, violência, silenciamento e empoderamento. Com olhares distintos sobre “o que é ser mulher“, a mostra apresenta uma variedade de expressões artísticas como instalações, esculturas, grafites, experiências interativas e performances. Todas feitas por artistas mulheres de estilos variados para o público em geral – pois engana-se quem pensa que só mulheres vão se interessar pelas criações.

Nathalie NeryUm dos belíssimos trabalhos que a mostra vai apresentar é a instalação da grafiteira Panmela Castro, fundadora da Rede Nami, além de militante do feminismo negro. Panmela criou vestidos-bandeira (foto destaque) que carrega o nome de uma mulher do mundo que luta por mais qualidade de vida e liberdade para outras mulheres. Já Nathalie Nery vai apresentar a obra Cativa, que traz uma árvore que se reinventa, trazendo à tona temas como vida, morte e transformação como um destino que precisa ser inventado por cada um de nós.

A mostra Marina Monumental já entrou para o calendário oficial da nossa cidade, e vale conferir as lindas paisagens naturais tornando-se ainda mais belas e ornamentadas com obras de arte que trazem, além de encanto, uma reflexão sobre a nossa sociedade contemporânea.

Marina Monumental – A Arte Delas
Marina da Glória – Av. Infante Dom Henrique, s/nº – Glória
25/11/2018 – 06/01/2019
Entrada Gratuita
Aberta ao público 24h

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *