Esculturas monumentais completam a vista da Marina da Glória - Agenda CariocaAgenda Carioca

publicidade

Marina Monumental no Marina da Glória

Esculturas monumentais completam a vista da Marina da Glória

A vista para a Baía de Guanabara, Cristo Redentor ou Pão de Açúcar da Marina da Glória promete ficar ainda mais bonita este mês. Sucesso no ano passado, o Marina Monumental está de volta e reunirá uma seleção de gigantescas esculturas a altura do visual privilegiado.

Em sua segunda edição, os monumentos foram selecionados pelo curador francês Marc Pottier. Serão 18 obras de arte contemporânea de grandes dimensões que convergem e integram-se à paisagem carioca e o espaço. Com o tema Arte Móvel, as atrações são expostas ao ar livre proporcionando uma experiência lúdica ao visitante. Através do vento, sol, motor ou mesmo com a ajuda do próprio público, as obras ganharão significados, posicionamentos e sentidos diferentes. Tudo partindo da cinética – ação das forças nas mudanças de movimento dos corpos – e da ilusão de ótica. Em outras palavras, os efeitos visuais que as estruturas possuem de acordo com seu ângulo, movimento e luz.

O projeto Marina Monumental tem por trás grandes nomes como Oskar Metsavaht, Oráculo Project, Amélia Toledo e Laura Vinci. Entre os destaques, o público vai encontrar a obra de 81 metros de dimensão do francês Erwan Le Bourdonnec que, inspirado pela vista do seu apartamento na Praia de Botafogo, recriou um plácido céu azul e branco através de 365 bambus. Conversando e interagindo com o público, a instalação “No ar”, de Laura Vinci, vai envolver as pessoas em uma fumaça branca como neblina, reproduzindo a sensação de estar desnorteado.

Torre espelhada Marina MonumentalDas 18 obras expostas, 13 foram criadas especialmente para o local, como é o caso da obra do paulistano Gustavo Prado chamada “Lamp Beside The Golden Door”. Inventor de uma torre com milhares de espelhos redondos que chamou atenção do público no festival Coachella, que acontece na Califórnia, Gustavo produziu uma torre abrasileirada que estará em exposição.
Além das esculturas grandiosas, a exposição terá uma programação de seis filmes relacionados ao tema e com co-curadoria da Galeria Superfície, de São Paulo, e do Festival do Rio. Ponha já na agenda uma passadinha na Marina, as esculturas estão por lá até 17 de dezembro.

MARINA MONUMENTAL
19 de novembro a 17 de dezembro | 10h às 22h
Visitação gratuita
Marina da Glória – Av. Infante Dom Henrique, S/N, Glória

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

8 − 2 =