Aprazível traz novo Secreto escondido no alto de Santa Teresa - Agenda CariocaAgenda Carioca

publicidade

Aprazível traz novo Secreto escondido no alto de Santa Teresa

Um restaurante escondido dentro de outro. É essa a ideia que melhor define o Secreto, dentro do icônico Aprazível, em Santa Teresa. O Secreto abriu originalmente em janeiro de 2017, só como experimentação. Mês passado, voltou de forma permanente, mais enxuto e com o preço reduzido. Com seis passos (e mais algumas surpresas) criados pelo chef Breno Naar, o menu foca em insumos frescos e ingredientes brasileiros de origem controlada.

A experiência – sim, experiência, porque o programa vai muito além de um simples jantar – começa descendo as escadas do Aprazível. No caminho, uma pausa para as fotos e para apreciar a bela vista. Quando chegamos ao piso do Secreto, somos colocadas em mesinhas em um rústico gazebo. Um charme! Ali são servidas entradinhas para aguçar o paladar. O chef Breno Naar chega com enroladinhos de parma e torresmos à perfeição, despertando a curiosidade do que virá. Afinal, o menu da noite, como diz o nome do projeto, ainda é secreto.

Em seguida, somos levadas para o “restaurante” em si. O Secreto tem um portão de ferro e uma arquitetura totalmente integrada ao ambiente natural em que estamos, com decoração em madeira e grandes janelas que deixam à mostra a perspectiva única da cidade do Rio de quem está no alto de Santa Teresa. As folhagens das árvores escondem a cozinha envidraçada, que recebe um aconchegante balcão com apenas dez lugares – o número máximo de ocupantes por noite. Chegou o  momento que tanto esperávamos: saber o que nos será servido essa noite. Maar explica que alguns pratos se repetem, mas acaba sempre fazendo muitas novidades, dependendo dos insumos mais frescos do dia e do que o “seu pescador oficial” traz do mar. A preferência por ingredientes frescos e brasileiros é clara, apesar de um toque árabe nas especiarias servidas com o pão de entrada, uma homenagem do chef às origens de sua família e a uma receita – também secreta – de família.

Os pratos servidos foram vieira no molho coral, gyoza de pato ao tucupi, enroladinho de rabada com alho poró e agrião, cavaquinha com flor de limão (de comer rezando!) e risoto de moela com ovo de codorna pochê, queijos e, de sobremesa, gelado de coalhada e banana com maracujá. Confesso que tremi quando vi a moela entre as opções. Afinal, não sou nem um pouco fã da iguaria. Mas é aquela história: não existe comida ruim se ela é bem feita. E, para minha mais do que agradável surpresa, o prato não só estava uma delícia, como a carne macia, e acabou sendo o meu segundo preferido da noite – perdendo apenas para a cavaquinha. Para finalizar, um café especial da casa, passado no coador Hairo, método japonês que garante o contato do pó com a água pelo tempo certo para liberar todos os aromas e notas dos grãos. Uma delícia!

SECRETO
Quinta a Sábado – início às 20h (serviço único).
Capacidade: Até 10 pessoas
Valor: R$230/pessoa + taxa de serviço. Bebidas cobradas à parte
Reservas: 2508-9174
Local: Aprazível (Rua Aprazível 62, Santa Teresa)

Fotos: Tomás Rangel (destaque e vieiras) e Duda Tavares (gazebo e moela)

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *