Mês das crianças: oficinas e atrações para curtir com os filhotes - Agenda CariocaAgenda Carioca

publicidade

Mês das crianças: oficinas e atrações para curtir com os filhotes

O Dia das Crianças pode ser só no dia 12, mas outubro será todo de atrações para os pequenos. Dá só uma olhada na nossa seleção!

Chapelaria mirim, a oficina de Denis Linhares no Shopping da Gávea

A partir desta quinta-feira, a trupe do mais famoso chapeleiro do país, Denis Linhares, desembarca no mall para a mais inusitada das oficinas de nossa lista. Lá a criançada poderá montar seus próprios chapéus – ou fascinators, para as princesinhas mirins -, misturando e experimentando cores, volumes e texturas. O pequeno recebe uma cesta, onde seleciona os objetos, entre flores, fitas, penas, borboletas, frutas, etc., que enfeitarão seu arranjo ou chapéu. E ao final da atividade, poderão levar o adereço para casa, com direito a diploma de chapeleiro. De 6 a 12 de outubro, das 14h às 20h. Shopping da Gávea: Rua Marquês de São Vicente, 52.

Mundo de brincadeiras no Imperator

O dia 12 vai ser agitado no Centro Cultural João Nogueira, com atividades como jogos, oficinas e espetáculos. Entre as atrações, o trio de perna de pau Tocando o Céu, contação de histórias, fotocabine, palhaços,  oficina de circo em família, de pipas, de maquiagem artística, de brincadeiras populares, de histórias em quadrinhos, show do Bita e ainda um grande painel com criações de tinta feitas por todas as crianças que passarem por lá. Imperdível! Quarta, das 10h às 18h. Rua Dias da Cruz 170, Méier. Entrada franca.

Horta na praia, a festa do Baixo Bebê

No Baixo do Bebê, na orla do Leblon, receberá uma oficina de horta orgânica para celebrar a data. A marca infantil Luna&Gabo assume o espaço no domingo, dia 16, em uma tarde de atrações gratuitas. O destaque promete ser a bióloga Aline Baptista, que dará uma oficina de horta orgânica. Os pequenos aprenderão como e porquê cuidar das plantas, e sairão da praia com várias mudinhas para cuidar em casa. No dia, ainda estão previstos tatuadores para pintar a criançada e um desfile de moda com as clientes da marca. Domingo, 16, de 13h30 às 17h. Orla do Leblon no Rio de Janeiro – em frente ao Baixo Bebê.

Para acabar em pizza

No CT Brasserie, restaurante dos chefs Claude e Thomas Troisgros, uma oficina de pizza vai divertir os pequenos chefinhos de 2 a 8 anos que estiverem com os pais no restaurante neste domingo, 16. Serão grupos de 10 crianças distribuídos entre 14h e 18h, e todos receberão aventais customizados pela grife Upiá para preparar pizzas que depois serão consumidas pela família. Imagine a fofura?! Ao final, todas as crianças que participarem da ação concorrerão a um mimo especial: um rolinho de massa autografado por Claude Troisgros. A oficina será comandada pelo simpático Batista, fiel escudeiro do chef Claude Troisgros no programa Que Marravilha, do GNT. Além da oficina, o Dia das Crianças vai render um menu especial: picadinho com batata palha, arroz e feijão, que será oferecido em todos os restaurantes do Grupo CT – Brasserie e Boucherie no dia 12 de outubro e, exclusivamente no CT Brasserie, do Village Mall no dia 16 de outubro.

Jardim das ideias na Praça Mauá

museu-de-arte-do-rio-2
O Museu de Arte do Rio preparou uma programação especial para os sábados de outubro, e o Espaço da Criança ficará aberto ao público infantil para a atividade Jardim das ideias, sempre às 15h, nos pilotis do museu. A artista Eduarda Ribeiro vai promover uma experiência de jardinagem, em um laboratório de estrutura inflável criado pelo artista João Marcos Mancha, e convidará crianças a entrarem em contato com a terra, produzirem mudas e confeccionarem buquês. Ao final da brincadeira, os jardineiros mirins poderão levar para casa as suas produções. As vagas são limitadas e haverá distribuição de senhas no local, às 14h. Para celebrar o Dia das Crianças, 12, a entrada do museu será gratuita, e o MAR vai oferecer a Estação de Desenho, de 14h às 17h, onde a criançada poderá criar a sua própria arte, por meio de jogos, brincadeiras, desafios e experiências com materiais, suportes e temas. Já no domingo, 16, das 14h às 17h30, acontece a oficina do projeto O nome do medo, da artista Rivane Neuenschwander, onde a criançada será estimulada a desenhar e confeccionar capas que possam ajudá-las a acolher e se proteger de seus medos. As inscrições devem ser feitas no local, uma hora antes da atividade, e estarão disponíveis 20 vagas para os pequenos entre 6 e 8 anos. Praça Mauá, 5, Centro.

Beatles para iniciantes

Que os Beatles são uma unanimidade na nossa geração não há dúvidas, mas que tal contagiar os pequenos com a magia do quarteto de Liverpool? Essa foi a ideia da diretora Mareliz Rodrigues, que reuniu um elenco de 18 fãs mirins da maior banda do século XX e montou o espetáculo Para Conhecer os Beatles. O texto conta a história de duas meninas recém-chegadas à cidade grande e, loucas para pular corda, buscam uma terceira criança para ajudar. Porém, nessa cidade todas as crianças estão “enfeitiçadas” por aparelhos eletrônicos como smartphones, tablets e joguinhos – qualquer semelhança com a realidade não é mera coincidência. Num curioso passe de mágica todos os aparelhos “bugam” e as crianças se voltam para um concurso de jovens músicos que oferece como prêmio uma viagem inesquecível. Para participar, as crianças devem cantar músicas dos Beatles, que elas não conhecem por motivos óbvios. Fofo, né? A novidade entra em cartaz neste sábado, no novo Teatro Nathália Timberg na Barra. De 8 a 30 de outubro, às 16h. Av. das Américas, 2000, Freeway, Barra da Tijuca.

A arte do brincar, a programação da Cidade das Artes

A Cidade das Artes promete resgatar passatempos tradicionais para reforçar a importância da interatividade dos responsáveis com suas crias. Na programação do dia 12, que será totalmente gratuita, pais e filhos celebrarão a infância com intervenções artísticas, música, contação de histórias e encerram a tarde com o espetáculo Farra dos Brinquedos, mistura de música e números teatrais, onde o grupo retrata situações da infância de forma lúdica, passeando pelo jazz, samba, choro e baião. Entre as brincadeiras, tem jogos como queimado, pega-rabo, pique-cola americano e mãe-da-rua, oficinas de arte com argila, linhas e tintas, exercícios musicais que estimulam ritmos criados pelos sons do corpo e o toque final será o laboratório de pipas. Quarta, 12, das 14h às 18h. Av. das Américas, 5300, Barra da Tijuca. 

Sábados de brincadeiras e diversão no Bondinho

Nesse clima do mês dos pequenos, o Bondinho das Crianças promete animar a molecada que passar pelo Morro da Urca. Tudo porque eles convocaram turma do Criança Arteira, para comandar os sábados de festa por lá. Formado por educadores, profissionais do esporte, artes plásticas e música, o grupo promete animar a galerinha com brincadeiras motoras, sensoriais e musicais, serenatinha, contação de histórias e muito mais. Ou seja, você passeia de Bondinho, curte a vista e ainda encontra uma série de atraçòes gratuitas te esperando lá em cima, com direito a desconto para cariocas graças ao Carioca Maravilha. Sábados, 15,  22 e 29 de outubro, das 10h às 12h. Praça Gen. Tibúrcio 520, Urca. Ingressos aqui.

Os Amiguinhos da Onça invadem a Praça Paris

Que tal começar a ensinar os pequenos a ocupar os espaços públicos desde cedo? A galera do bloco Amigos da Onça preparou um domingo agitado para pessoas de todas as idades, mas especialmente, a criançada. Quem passar por lá vai poder curtir apresentações de maracatu, circo e do DJ Tales Mulatu, além de participar de oficinas com os mais variados temas, de dança à acroyoga, e de brincar de bola de gude, pique bandeira, frescobol, elástico, pipa, peão e a lista segue. Domingo, 16, das 9h às 18h. Praça Paris, Glória. Entrada franca.

E MAIS: O Show do Bita é a atração do Shopping Via Parque

 

Mariana Broitman

Responsável por levar a Agenda Carioca para o universo digital, desde 2012 a jornalista Mariana Broitman divide com a Antonia a missão de pesquisar e experienciar o que o Rio tem de melhor. Curiosa e apaixonada pela Cidade Maravilhosa, se dedica a apresentar - e descomplicar - o que há de mais autêntico, sempre de olho em novos projetos e talentos.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *