Mostra Petrobras de Cinema re-exibe 106 filmes brasileiros no MAM - Agenda CariocaAgenda Carioca

publicidade

Museu de Arte Moderna

Mostra Petrobras de Cinema re-exibe 106 filmes brasileiros no MAM

Cinemateca do Museu de Arte Moderna estará de portas abertas aos cariocas entre 27 de março e 23 de abril para exibir uma seleção de 106 filmes, entre longas e curtas metragens brasileiros. De sucessos de público a filmes experimentais, de infanto-juvenis a aclamados pela crítica, os filmes têm em comum terem sido beneficiados pela política de investimento da Petrobras, que agora oferece o festival.

Serão 52 sessões ao longo de 27 dias e todas com entrada gratuita, e o evento ainda trará duas pré-estreias: O ornitólogo, de João Pedro Rodrigues com Paul Hamy, Xelo Cagiao e João Pedro Rodrigues, no dia 29 de março às 19h, e o documentário Martírio, de Vincent Carelli, Ernesto de Carvalho e Tita, no dia 12 de abril às 18h40. O primeiro, diga-se de passagem, ganhou repercussão internacional após ganhar o Prêmio de Melhor Diretor do Festival de Locarno, além ser nomeado no Festival de Hamburgo, International Cinephile Society Awards e no CinEuphoria. A produção luso-franco-brasileiro protagonizada por Paul Hamy conta a história de um Ornitólogo que decide viajar pelo curso de um rio em cima de um caiaque. Uma correnteza o derruba do barco e, então, começa uma jornada repleta de surpresas. Em entrevistas, o diretor contou que a obra é uma releitura alegórica da saga de Santo Antônio de Pádua.

A Mostra exibirá ainda uma seleção de versões restauradas. Entre eles, vem O Dragão da Maldade contra o Santo Guerreiro, de Glauber Rocha, lançado em 1968 e a comédia O homem do pau brasil, de Joaquim Pedro de Andrade, lançado em 1980. O curador da Cinemateca, Ricardo Cota, destaca que “a Mostra Petrobras de Cinema Brasileiro reforça em primeiro lugar seu compromisso com a prOSTRAeservação do cinema brasileiro, com a exibição de cópias recentemente restauradas. Em segundo, exibe o cinema brasileiro contemporâneo, cuja força demonstra-se pelo grande número de produções recentes e sobretudo pela apresentação de filmes ainda inéditos no circuito comercial”.

De fato. Entre os mais de 500 títulos já patrocinados pela empresa, foram selecionados ainda nomes recentes que se destacaram, como Aquarius, de 2016, de Kleber Mendonça Filho, Tatuagem, de Hilton Lacerda de 2013, Erva do rato, de 2008, de Júlio Bressane, e de 2001, vem o aclamado Abril despedaçado, de Walter Salles.

VEJA TAMBÉM: AGENDA ARTSY – EXPOSIÇÕES, FILMES E PEÇAS PARA TER NO RADAR

A programação traz títulos para todos os gostos e faixas etárias. Os amantes da música brasileira, por exemplo, terão entre as opções o documentário Cartola – Música para os olhos de Lírio Ferreira e Hilton Lacerda, Pixinguinha e a velha guarda do samba de Ricardo Dias e ainda Meu cumpadre Zé Kéti de Nelson Pereira dos Santos. Releituras de clássicos também terão vez, como Capitães de areia de Cecília Amado e Guy Gonçalves, bem como Castelo Rá-Tim-Bum, o filme de CaoHamburguer. Para os pequenos, animações como Garoto cósmico de Alê Abreu e a A pequena vendedora de fósforos de Kyoko Yamashita. Vale a pena conferir a seleção e a programação na íntegra clicando aqui.

MOSTRA PETROBRAS DE CINEMA BRASILEIRO
De 27 de março a 23 de abril de 2017
De terça a domingo, confira os horários
Museu de Arte Moderna: Av. Infante Dom Henrique, 85
Tel.: (21) 3883-5600
Entrada gratuita

Mariana Broitman

Responsável por levar a Agenda Carioca para o universo digital, desde 2012 a jornalista Mariana Broitman divide com a Antonia a missão de pesquisar e experienciar o que o Rio tem de melhor. Curiosa e apaixonada pela Cidade Maravilhosa, se dedica a apresentar - e descomplicar - o que há de mais autêntico, sempre de olho em novos projetos e talentos.

3 Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *