Nam Thai: um tailandês com a bênção da Tailândia - Agenda CariocaAgenda Carioca

publicidade

Gaeng Kua Sapparod/ Fred Bailoni

Nam Thai: um tailandês com a bênção da Tailândia

Poucos levam a sua gastronomia tão a sério quanto os tailandeses. Você sabia que o governo do país chegou a criar um selo, o Thai Select, que premia restaurantes especializados em sua culinária? Pois é, agora pasmem: dos cerca de 30 mil restaurantes tailandeses que existem no mundo, apenas 250 receberam a distinção. No Rio de Janeiro, o Nam Thai é o único a gozar do título.

Após conhecer a história do restô, pioneiro do gênero na cidade, é fácil entender a conquista. O Nam Thai começou na serra, mais especificamente em Itaipava em 1998 tendo a frente o médico – sim! – David Zisman, que investiu na ideia com o objetivo de preencher uma lacuna aqui no Rio. A princípio conciliou a carreira de clínico general com a nova vida de chef. A paixão pela gastronomia exótica chegou a leva-lo a aprender o idioma complicado e a organizar viagens anuais ao país, primor que acabou garantindo o sucesso na serra e fez com que ele abandonasse o consultório de vez para aportar no Leblon, dedicando-se por inteiro aos sabores e aromas da culinária tailandesa.

As viagens seguem sagradas rendendo novos ingredientes e modos de preparo especiais que fazem toda a diferença. O Curry Thai, por exemplo, foge ao pó amarelo industrializado que conhecemos, e é fabricado no próprio restaurante. Apesar de ter se popularizado como o tempero amarelinho, curry na verdade é qualquer mistura de temperos, uma ideia que nasceu na Índia e se espalhou por todo o sudeste da Ásia. No Leblon, você encontra a versão de tomate, típica da Malásia – onde é conhecido como sambao -, o de manga, versão indiana que mistura especiarias, o de abacaxi, releitura do curry tailandês conhecido como Gaeng e dentro deste conceito, um chutney de abacaxi especial da casa.

Sem uma apresentação a este universo paralelo da culinária, é comum o estranhamento nas primeiras garfadas. Ingredientes doces, salgados e picantes se encontram em um mesmo prato sem a menor cerimônia. Um looping gastronômico, permeado por apresentações incríveis e rituais para degustação. Na entrada, os imperdíveis Poh Pia Phed, uma espécie de rolinho primavera de pato confit e gengibre, servido com chutney de abacaxi. Beliscaria esta delícia o dia inteiro, não fossem tão gostosos os Dim Sum, bolinhos chineses e levíssimos feitos no vapor com recheios sazonais e inventivos – o favorito da mesa misturava porco e camarão. Para conhecer várias receitas de uma só vez, vale optar pelo Mix de Entradas, que traz delícias como o bolinho de camarão, espeto de frango satay e o Thai salmão Gravalax.

Em todas as visitas à casa, escolher o prato principal foi um sofrimento. Zerar o cardápio é tarefa difícil pelas mais de 100 receitas da casa, mas o chef recomenda duas delas, que garante acolher dos iniciantes aos amantes da cozinha asiática. O Pennang Laksa é um clássico. O tradicional talharim de arroz aqui é frito e feito de forma que o molho de frutos do mar com leite de coco, curry malaio, tamarindo, folhas de limão kafir e hortelã tem seu sabor sugado pela massa resultando em uma experiência ainda mais rica em sabor. Mas não posso deixar de citar o prato que o próprio David recomenda: o Gaeng Kua Sapparod, um camarão no curry vermelho, abacaxi e leite de coco servido com o arroz jasmin, explicação simples que não faz jus a explosão de sabores que acendem o paladar: um camarão que chega à mesa ao ponto com picância e doçura e equilibra com o tradicional arroz tailandês super aromático. Vale dizer que todos os pratos são muito bem servidos e podem ser divididos sem problemas – experiência de gulosa. (por MARIANA BROITMAN)

Nam Thai
Rua Rainha Guilhermina 95 A/B, Leblon
Tel.: (21) 2259-2962
Segunda das 19h à 1h; terça a sexta, entre 12h e 16, 19h à 1h; sábado e domingo, a partir das 12h.
Todos os cartões de crédito e débito
www.namthai.com.br

Mariana Broitman

Responsável por levar a Agenda Carioca para o universo digital, desde 2012 a jornalista Mariana Broitman divide com a Antonia a missão de pesquisar e experienciar o que o Rio tem de melhor. Curiosa e apaixonada pela Cidade Maravilhosa, se dedica a apresentar - e descomplicar - o que há de mais autêntico, sempre de olho em novos projetos e talentos.

3 Comentários

  1. 14 de julho de 2016

    Olá, o portal de eventos retiro.com.br deseja cadastrar seu site: http://www.agendacarioca.com.br para receber as solicitações de nossos clientes que realizam eventos, acampamentos, retiros e encontros.

    São centenas de igrejas, empresas e grupos interessados.

    Acesse: http://retiro.com.br/adicionar-empresa/

    Qualquer dúvida: [email protected]

    Responder

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *