Naturalie bistrô: vegetariano reúne inventividade e sabor em Botafogo - Agenda CariocaAgenda Carioca

publicidade

No Banner to display

Naturalie bistrô: vegetariano reúne inventividade e sabor em Botafogo

Epicentro gastronômico de Botafogo, se a badalada Rua Visconde de Caravelas não agradava a todos, agora vai chegar lá. Entre um peruano e um espanhol, colado aos botequins mais tradicionais do bairro e de outros tantos bares descolados, nasceu o Naturallie Bistrô, opção saudável e vegetariana para os almoços no bairro.

A frente da cozinha está Nathalie Passos, que veio direto de uma temporada novaiorquina na Natural Gourmet Institute for Health & Culinary Arts para se instalar em um casarão tombado que vagou exatamente na rua que ela sonhava em abrir o seu restô. E antes que você se pergunte “aonde foi que já li este nome antes?”, já adianto que foi a mesma escola que formou a badalada nutrichef Bela Gil. Assim como Bela, foi lá que Nathalie absorveu hábitos hoje incorporados ao bistrô. As receitas prezam por ingredientes orgânicos, garimpados de pequenos produtores e com estoque renovado diariamente. Tanto que, por todo o cardápio, vemos pratos como carpaccio ou bolinho “do dia”, que seguem a sazonalidade de diferentes frutas e legumes e tornam a experiência ainda mais gostosa. As verduras e flores chegam do Brejal, pelas mãos da produtora Fátima do “Orgânicos da Fátima”, a erva mate usada no mate da casa é de um pequeno produtor chamado Marfil, e a deliciosa ricota de queijo de cabra – minha descoberta preferida – vem da Latteria Gialla, vendida com exclusividade para o restaurante.

A princípio, Nathalie, que já era formada em gastronomia na Universidade Estácio de Sá, conta que o objetivo nunca foi ter uma casa vegetariana. O desvio no percurso veio, além da especialização que a Instituiçào deu a ela, das experiências fora de sala de aula. Em um ano entre Nova York e a Califórnia, ela passou por endereços que são referências no segmento como o Dirty Candy, da chef Amanda Cohen, o Pure Food and Wine, referência em raw food, One Lucky Duck, Green Table e The Ravens – neste último, inclusive, ela chegou a receber uma proposta para assumir a cozinha logo antes de voltar ao Brasil. “No meu período estagiando nos EUA tive a experiência de ter uma horta inteira para explorar. Aprendi tanto que era um desperdício gastar espaço no prato com uma carne quando há tanta receitas ainda inusitadas por aqui para compartilhar”, explica.

De fato, ela encontrou belos meios para substituir a proteína de cada dia. Entre as estrelas do menu estão a feijoada veggie, sem glúten e sem lactose, de feijão com abóbora, tofu defumado, arroz integral com linhaça, couve e farofa de cenoura e a lasanha de abobrinha, sem glúten, com abobrinha grelhada com tomate, ricota Latteria Gialla temperada com ervas ao molho de tomate da casa. Nesta última conseguimos perceber como cada detalhe da casa é pensado: o molho feito exclusivamente com tomate da casa tem consistência pastosa, fruto de cinco horas diárias de preparo sendo reduzido em fogo baixo. A ricota que chega duas vezes na semana por lá é temperada com azeite e ervas e fica arrebatadora. Quem quiser optar pela feijoada, vale pedir o mix de bruschettas de entrada que contemplam as duas delícias.

As opções de sucos levam  a turma healthy ao delírio: alcalino, melanina, colágeno e por aí vai. E todas as misturinhas ainda podem ser complementadas com chia, goji berry e maca peruana, por exemplo. No menu, ainda tem hambúrguer, granola fresquina feita na casa, molhos, bolinhos… um mundo de sabores para ser explorado. (via MARIANA BROITMAN)

NATURALIE BISTRÔ
Rua Visconde de Caravelas 11, Botafogo
(21) 2537-7443
De segunda-feira a sábado, das 11h30 às 16h
Todos os cartões de crédito e débito
www.naturaliebistro.com.br 

 

 

 

 

Um comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *