No Rio, chef argentino conta aventura de viajar o mundo para cozinhar - Agenda CariocaAgenda Carioca

publicidade

No Rio, chef argentino conta aventura de viajar o mundo para cozinhar

Tem hermano na área. E trazendo na bagagem experiência, ingredientes novos, aventuras e a vontade de explorar nossas delícias gastronômicas. O chef Jota Rey Grange abandonou o frio e a casa em Rio Gallegos, na Patagônia Argentina, para uma aventura que poucos teriam coragem: passar os próximos dez anos viajando o mundo em uma moto e cozinhando. Desde junho de 2017, Grange já cruzou a Argentina, o Uruguai e o Chile, percorrendo um total de 17 mil quilômetros. O plano é sempre trabalhar em cada cidade e conseguir o dinheiro necessário para a próxima etapa da viagem, sem olhar pra trás. “Tenho muita vontade e muitas lembranças de casa, mas a vida é para seguir em frente”, conta.

Atravessar fronteiras em uma moto em busca de experiências únicas. Não há como não pensar nos Diários de Motocicleta, de Che Guevara, que virou filme nas mãos de Walter Salles. Mas a inspiração para Grange foi outra: Emilio Scotto, seu conterrâneo, que detém o título de viagem mais longa realizada em uma moto no Guiness, com 10 anos de duração e 279 países percorridos. Grange pode igualar ou até bater esse recorde. “Já tenho um itinerário montado, mas ao longo da viagem mudanças podem acontecer”.

CHEF CRIA NOVO CARDÁPIO PARA O TANGO

De passagem pelo Rio, Grange já deixou sua marca no restaurante no Tango, no Flamengo, especializado na culinária argentina. O cardápio foi todo remodelado pelo chef, que aposta em sanduíches fartos, pratos com carnes suculentas e muitos drinques. Os pratos, como ele explica, agora são inspirados nas tradições argentinas, mas ganharam técnicas e estilos que ele aprendeu em suas viagens, dando um toque único e pessoal. “Utilizei o mate como ele é usado aqui no Brasil. Essa foi a inspiração carioca para criar o molho especial para uma costela”, revela.

Algumas novidades criadas pelo argentino para o novo cardápio da casa são os sanduíches Milonguero, feito de bife de chorizo defumado, aioli de rúcula, aioli de beterraba, cebola e alho assados, alface, tomate e rúcula, servido na ciabatta (R$ 35); e o Gran Palermo (na foto ao lado), de costela suína desfiada aux jus, aioli de leite, aioli de rúcula, aioli de beterraba, cheddar inglês, alface, tomate e cebola, servido no pão brioche (R$ 35).

Ainda no Brasil, Grange segue para o Nordeste, onde pretende descobrir novos sabores. “O que eu mais gosto na culinária brasileira é a diversidade. Estou caminhando para cidades do Nordeste e ansioso para descobrir os ingredientes de lá. No Sul, percebi que a gastronomia é bem parecida com a argentina”.

TANGO
Rua Senador Vergueiro 44,  Flamengo
Tel.: 2225-5592/3235-6774
De ter. a qui. das 12h à meia noite;  de sex. a dom. de 12h à 1h; segunda de 18h às 0h.
Capacidade: 150 pessoas sentadas

Fotos: Valquíria Noya

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *