Novo livro traz retrato dos anos 20 através das caricaturas de Belmonte - Agenda CariocaAgenda Carioca

publicidade

Belmonte

Novo livro traz retrato dos anos 20 através das caricaturas de Belmonte

Feminismo, machismo, moda, androginia e preconceitos de gênero e raça já eram temas comuns na obra do cartunista Belmonte nos anos 1920. E quase cem anos depois, seus cartuns ainda ecoam como atuais na sociedade, como mostra a historiadora Marissa Gorberg Stambowski com seu novo livro “Belmonte: caricaturas dos anos 1920”, editado pela FGV. Fruto da pesquisa de Doutorado em História, Política e Bens Culturais da autora, a obra traz uma coleção de charges publicadas nas revistas cariocas “Frou Frou” e “Careta”.

A historiadora Marissa Gorberg

Marissa, que também é autora do livro “Parc Royal, um magazine na Belle Époque carioca”, sobre a loja de departamentos que marcou o imaginário da cidade entre 1873 e 1942, diz que a ideia da nova publicação surgiu durante seu doutorado. Ao todo, foram quatro anos de pesquisa, mais um de finalização e encadernação da obra, que resultou em um recorte de representações cômicas do cartunista paulistano.

O livro traz apenas ilustrações publicadas entre 1923 e 1927 nas revistas cariocas e, mesmo assim, a curadoria não foi tarefa fácil. “Apenas nesse período, encontrei mais de 300 trabalhos de Belmonte. Tentei fazer uma seleção criteriosa das mais interessantes do ponto de vista plástico e cômico”, explica Marissa, cujo livro traz cerca de 100 trabalhos do artista.

Belmonte, nascido Benedito Carneiro Bastos Barreto, foi criador do personagem Juca Pato, que encarnava um estereótipo da classe média paulistana da época e tinha como lema a frase “podia ser pior”. Muitos de seus anseios e frustrações ainda são reconhecidos nos tempos atuais, sem perder o retrato de como era a vida nos anos 1920. “Essa foi a época em que a sociedade viveu o primeiro choque de gerações. Havia um forte embate do conservadorismo com o moderno. Apesar de as mulheres ainda não poderem votar e não terem o mesmo acesso à educação, por exemplo, as melindrosas já ensaiavam os voos de liberdade que veríamos nas próximas décadas”, explica a autora.

Ficou curioso? O lançamento acontece nesta quinta, dia 28, às 19h na Livraria da Travessa do Shopping Leblon.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *