'O Jornal': peça aproxima Uganda e Brasil partindo de conflitos atuais - Agenda CariocaAgenda Carioca

publicidade

‘O Jornal’: peça aproxima Uganda e Brasil partindo de conflitos atuais

Novidade boa desembarcando no Rio. Kiko Mascarenhas Lázaro Ramos assumem a co-direção de O Jornal – The Rolling Stone, montagem que estreou em 2015 em Londres e rapidamente ganhou aplausos do público e da crítica especializada.

Inspirado em fatos reais, o texto é uma alusão ao periódico ugandense The Rolling Stone que, em 2010, publicou uma lista com 100 nomes de homossexuais e incitou seus leitores a enforcar os mencionados. No palco, o elenco relembra a história partindo de um amor proibido. Após a morte do pai, três irmãos – Joe, Dembe e Wummie – precisam reconstruir suas vidas. Joe se prepara para ser reverendo, enquanto Dembe e Wummie estudam para progredir diante da desigualdade. No caminho, Dembe conhece Sam, e os dois acabam se apaixonando. Condenados pela lei, pela sociedade e pela religião, eles terão de optar entre se separar ou arriscar a própria vida para viver esse amor.

A urgência do tema veio ao encontro da inquietude da dupla de amigos e parceiros de cena na série Mister Brau. O pontapé inicial foi dado por meio da tradução de Diego Teza apresentada a Kiko, que viu no conflito um universo de possibilidades. “Quando o teatro cria um espelho da atualidade é preciso prestar atenção e não deixar que o silêncio se transforme em cumplicidade”, resume. “Encontrar um roteiro que fale de uma realidade de Uganda, mas ao mesmo tempo nos remete a tanto do que vivemos no Brasil é um privilégio. Acima de tudo, O Jornal é uma peça que fala sobre amor”, completa Lázaro.

Com recursos próprios, a dupla buscou uma equipe comprometida com os mesmos valores que lhe tocaram. Para escalar os atores, Lázaro Ramos organizou, em parceria com a Rede Globo, uma oficina que mobilizou um processo de escolha de elenco criativo e bastante interessante. O resultado foram cinco mil inscritos até se afunilar para 70 atores de sete estados diferentes do País. Na sequência, 15 dias intensos de aulas de dança e canto em jogos de improviso ministrados pela dupla de diretores com a ajuda essencial do coreógrafo Zebra e do preparador vocal Wladimir Pinheiro. No fim, cinco destes candidatos integram o elenco de seis atores que estreia O JornalAndré Luiz Miranda, já figurinha conhecida da TV, Danilo FerreiraHeloísa JorgeIndira NascimentoMarcella Gobatti e Marcos Guian. Para pensar e se emocionar, pode colocar na agenda!

O JORNAL
Teatro Poeira: Rua São João Batista, 104, Botafogo
De 03 de novembro a 25 de fevereiro | Ter. a sáb., das 15h às 21h; dom., das 15h às 19h
Ingressos: R$80 inteira e R$40 meia | Compre online

 

Mariana Broitman

Responsável por levar a Agenda Carioca para o universo digital, desde 2012 a jornalista Mariana Broitman divide com a Antonia a missão de pesquisar e experienciar o que o Rio tem de melhor. Curiosa e apaixonada pela Cidade Maravilhosa, se dedica a apresentar - e descomplicar - o que há de mais autêntico, sempre de olho em novos projetos e talentos.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

1 + 20 =