É hora de organizar a casa: veja dicas de especialistas - Agenda CariocaAgenda Carioca

publicidade

organização pessoal

É hora de organizar a casa: veja dicas de especialistas

“Imagens que trazem paz”. Quem nunca olhou para aquelas fotos de casa arrumada nos painéis do Pinterest e pensou: “ah, que sonho morar em um lugar assim”. As tarefas diárias, o corre-corre e o fato de você passar mais tempo na rua do que no seu lar sempre adiavam os planos de organização. Mas agora o cenário mudou. A necessidade de isolamento fez com que muita gente passasse a ter um novo olhar sobre o espaço onde mora. E os ambientes bagunçados, desorganizados, com tudo fora do lugar são mais um motivo para estresse que, nos últimos tempos, já vem sendo bem frequente. Nada mais propício, então, que descobrir a Marie Kondo que há em você e por em ordem o seu cantinho.

Telma Masset personal organizer
Telma Masset é organizadora pessoal

Mas por onde começar? Para te ajudar nessa tarefa, chamamos algumas especialistas. A organizadora pessoal Telma Masset acredita que, nesse período, muitas pessoas estão conhecendo a sua casa melhor. “A maioria das mulheres que trabalha fora e que agora está em casa mudou de posição. Antes essas mulheres eram donas ‘da’ casa e agora se veem donas ‘de’ casa. É uma grande diferença!”. A também organizadora pessoal Luciana May vai além. “Uma casa arrumada traz muita calma e paz, não só nesse momento de quarentena, mas para vida toda. É muito mais fácil você viver em uma casa organizada, sabendo o que tem e onde as coisas estão guardadas”.  Laura Bittencourt, gerente geral da Organizzata, loja de produtos de organização, concorda. “A demanda de produtos está muito grande nesse período, pois as pessoas nunca passaram tanto tempo no ambiente em que vivem, então estão enxergando ainda mais a importância da organização”.

Em tempos em que muitos dos nossos antigos valores estão sendo questionados, um deles é um grande inimigo não apenas da natureza, como também da organização: o excesso. “Temos que saber o que não é mais importante neste momento. Sabemos que o tempo é relativo e muito pessoal para cada um e estamos vivendo uma montanha russa de diferentes emoções. Diante de tantas multifunções em casa, vale a pena focar na organização. Uma casa mais organizada onde tudo tem o seu lugar certo é mais fácil e rápida para ser limpa, cuidada e mantida”, diz Telma.

E esse também é um período de solidariedade. E uma oportunidade de separar o que não é mais usado para doação. “É o momento de aproveitar e tirar para doar o que não usa, colocar a mão nas coisas do dia a dia, aproveitar para ver se precisa de alguma coisa, testar os eletrodomésticos, experimentar roupas para ver se ainda estão boas”, ensina Luciana.

Telma ensina o método de começar em pequenas áreas ou em ambientes, e separar os produtos em diferentes montes, fazendo uma triagem dos excessos. “Separe em diferentes sacolas cada destino: doação livre, doação direcionada, descarte, conserto e lavanderia”.

Limpeza em tempos de Covid

A limpeza anda de braços dados com a organização. E atualmente estamos cada vez mais preocupados com isso, passando álcool 70% até em pacote de batatas fritas. (Pode confessar: você já fez algo parecido). É natural, então, que ao arrumarmos a casa pensarmos na melhor forma de higienizar o ambiente.

Telma é direta: “é preciso priorizar a praticidade!”. Nesse quesito, organizadores de plásticos são sempre bem-vindos, pois são fáceis de limpar inclusive com álcool. Usar e abusar das luvas, panos descartáveis, lencinhos de limpeza, vassoura hiperclean com dois tipos de refil (um seco e um umedecido para limpar deixando um cheiro agradável) são algumas dicas da organizadora. “Outra dica é comprar pacotes grandes na Kalunga de toalhas de papel. Além de baratas e práticas na hora de enxugar as mãos, são perfeitas para disponibilizar aos terceirizados que, por urgência, tenham que ir a sua casa”.

Luciana May aconselha um combo inseparável: o aspirador de pó, o Mop com spray e muito álcool. “Também adoro as capas, pois são práticas para organizar e protegem os produtos da luz e poeira. Gosto também das caixas, menos as de papel, que dificultam a limpeza”.


Produtos indispensáveis

Colmeias organizadoras de gaveta são um dos itens preferidos de organizadoras

Na hora de investir em uma arrumação duradoura e prática, alguns produtos são uma mão na roda. A dica é fugir de modismos e optar por peças de cores neutras e fáceis de limpar. “Não compre produtos sazonais, pois em caso de querer completar a quantidade, a loja pode não ter para reposição. Assim como os importados que você depende de encomendas, viagens ou fretes com maior deslocamento”, ensina Telma.

Optar por cores neutras, como branca, bege, leitosa ou transparente, facilita o remanejamento e a mudança se preciso. Em se tratando de cabides, além das cores, os modelos também devem ser iguais. Os de veludo são queridinhos por não deixarem a roupa escorregar. “Cabides iguais dão leveza ao ambiente. Os coloridos acho que cansam e engessam. Gosto de interferências através de cores nos objetos e detalhes, mas não nas peças mais chaves do guarda-roupa”. Os cabides infantis são ideais para as calças dos adultos.E sempre se deve ficar atento à espessura, para não diminuírem o espaço no varão.

As colmeias sanfonadas ajudam a manter as gavetas em ordem e armazenam diferentes peças, como meias, roupas íntimas, camisetas, roupas de ginástica etc. “Eu particularmente aplico na casa de 11 entre 10 clientes. Elas são práticas de fácil manutenção”, diz Telma. 

Organizadores de sapatos da Organizzata são ótimos para quem tem pouco espaço

Os organizadores de sapato podem ajudar quem precisa de mais espaço. Eles permitem que o sapato fique um por cima do outro com toda proteção, bastando ter apenas um pouco de altura. 

Para armazenar roupas de inverno, peças menos usadas ou roupas de cama, as capas protetoras são as preferidas. Luciana May diz que está entre as peças que mais vende. “Elas são práticas para organizar e visualizar o que tem dentro, além de proteger da luz e poeira”. Para garantir a durabilidade, a dica é sempre guardar com um sachê antimofo.  

Quando saímos da esfera de itens como sapatos e roupas e entramos nas miudezas, as caixas organizadoras são essenciais. “Só não esqueça de identificar por fora para não esquecer o conteúdo guardado”, alerta Telma, que também atenta para sempre preferir organizadores empilháveis, transparentes e quadrados ou retangulares. “Os redondos diminuem os espaços”. 

Prateleiras “ganha espaço” estão entre os itens mais vendidos da Organizzata

Além das colmeias sanfonadas, os produtos mais procurados na Organizzata são protetores de enxoval, prateleiras “ganha espaço” para cozinha, potes herméticos, separadores de talheres, caixas para brinquedos e cestos organizadores.

+ Como uma personal organizer ajuda a pôr ordem em sua vida

5 dicas para começar a arrumar:

  • Destralhe um pequeno ambiente e arrume por partes
  • Evite o excesso e separe o que não usa mais para doação
  • Para produtos de organização, prefira cores neutras e modelos atemporais
  • Cabides iguais e finos dão mais harmonia e ocupam menos espaço
  • Praticidade, sempre! Não adianta criar um método de organização que você não conseguirá seguir depois

5 produtos preferidos das organizadoras:

  • Caixas organizadoras com visor
  • Colmeias sanfonadas
  • Capas protetoras de enxoval
  • Cabides de veludo
  • Potes herméticos

Mais dicas de organização:

  • Telma Masset no Instagram @telmamasset
  • Luciana May no Instagram @arrumay
  • Organizzata no site www.organizzata.com.br e no Instagram @organizzata

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *