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Para abrir a cabeça: cursos livres para quem busca um refresh profissional

Por Agenda Carioca | Publicado em 9 de março de 2016

Design Thinking, inovação, branding, consumo consciente, upcyling, análise de tendências, design de experiências, marketing com propósito... O vocabulário dos profissionais atentos aos passos de seu consumidor final não para de crescer. E foi-se o tempo que isso se restringia ao mercado de moda. O momento é de mudança, tabus estão sendo quebrados diariamente - amém! -, o consumismo desenfreado perde o sentido e novos comportamentos vão se revelando - por parte do consumidor, e das marcas que o acompanham. Quem não se emocionou, por exemplo, com a campanha da L'óreal Paris neste último 8 de março, que apresentava o primeiro Dia da Mulher comemorado pela transexual Valentina? Algo completamente impensável há bem poucos anos atrás. (Não viu? Então clica aqui!) Engana-se quem pensa que publicitários levantam ideias como esta do zero. Lojas de departamento fecham as portas, os veículos de massa perdem a força e o momento parece ser de ruptura com tudo que não é genuíno e exclusivo. Tanto que eu, ávida frequentadora de cursos livres, me acostumei a ver arquitetos, decoradores, chefs de cozinha, engenheiros e até músicos tentando entender o mercado que está se formando em meio a crise. Então, para quem está atrás de um refresh, aí vai uma seleção de cursos especiais que podem ser uma mão na roda. (por MARIANA BROITMAN) Para virar do avesso A AVO, empresa especializada em branding consciente, acaba de abrir inscrição para o Avesso, um "workshop de propósito". Através de diversas metodologias e dinâmicas, os participantes serão levados a conhecer e entender suas competências, traçar objetivos para ter insights para a vida profissional e estabelecer metas para chegar lá: ou seja, se virar do avesso para encontrar seus próprios propósitos. Facilitadores: Carolina Fernandes, fundadora da AVO, formada pelo Gaia Education e Dragon Dreaming; André Carvalhal, autor do livro “A Moda imita a Vida” e gestor de Marketing e Conteúdo da FARM e formado em design para a sustentabilidade pelo Gaia Education; Leonardo Napoli, publicitário e educador-empreendedor por vocação e escolha, tendo inclusive coordenado os cursos da Perestroika; e Valentina Seabra, Business&Life coach, formada pelo Center of Executive Coaching nos EUA. Atende individualmente profissionais de diversas áreas e empresas. Quando? 11 e 12 de março. Sexta, das 19h às 22h30; sábado, de 10h às 19h Onde? XXVinte Coworking: Rua Visconde de Carandaí 17, Jardim Botânico Como me inscrevo? Pelo site da AVO: www.avo.com.vc Investimento: R$ 450


Economia colaborativa: a estratégia para a inovação constante Sucesso no ano passado, o workshop ganha um upgrade em sua segunda edição. Serão seis horas intensas com o objetivo de instigar os participantes a desenvolverem um novo olhar sobre o conceito de Valor, sempre cocriado e associado mais a vantagens colaborativas que competitivas. A consultora Ana Lavaquial vai explicar o conceito desse modelo econômico, apresentar ferramentas facilitadoras, articular a visão estratégica à operacional e apresentar casos práticos de colaboração em diversos segmentos. O workshop é voltado para gestores de empresas, profissionais de marketing, inovação e novos negócios e empreendedores. Facilitadora: Ana já soma mais de 20 anos de experiência como executiva e consultora em empresas de consultoria estratégica, cosméticos e educação, como Booz Allen, L’Oréal, Leite de Rosas, Embelleze e Senac Rio. Quando? 15 e 17 de março Onde? Laje: Praça Santos Dumont 80, Gávea Como me inscrevo? www.laje-ac.com.br ou [email protected] Investimento: R$ 400
Nova Era da Moda: entendendo e ressignificando os caminhos A morte da moda já está anunciada para o publicitário da Farm André Carvalhal. Pelo menos a moda que conhecíamos. Para ele, a mudança vai além a crise, trata-se de uma mudança de Eras, onde o jeito que criamos, produzimos, comunicamos e vendemos roupas, vai ter muito pouco sentido. Para ele, o que não for verdadeiro não perdurará. O consumo de moda - material e como conteúdo - tem que acompanhar a liberdade de ser e de criar que vem sendo propagada pelos jovens, para que possam surgir marcas e profissionais autênticos. Ao longo de 4 encontros, ele promete indicar as transformações necessárias para não perder esta grande virada. Para a viagem, profissionais de moda de todas as funções são bem-vindos.

FacilitadorAndré Carvalhal é a "cabeça" do Marketing da FARM e da Foxton. É professor da pós-graduação em Marketing e Branding de Moda na ESPM e FGV, e coordena o núcleo de moda do IED. Cofundador da marca de designer Surface Project e autor do livro “A moda imita a vida – como construir uma marca de moda”, entre os 10 títulos de negócios mais vendidos de 2015. Quando? 22, 24, 29 e 31 de março, das 19h30 às 22h30 Onde? Studio 512: Rua Jardim Botânico 512 Como me inscrevo? studio512.com.br/pt/nova-era-da-moda Investimento: R$ 780


Tapume: pensando a arquitetura e design num mundo hiperconectado O mundo também gira rapidamente para o design de produtos, da arquitetura, da cenografia e de outras áreas que têm o desenho como principal processo criativo. Tanto que a escola queridinha da turma descolada na cidade abraçou a causa dos arquitetos com o curso que promete uma reflexão nada careta sobre o futuro deste mercado. A cada encontro - serão 9 - novos movimentos serão analisados, entre eles as plataformas colaborativas de design, as possibilidades das máquinas CNC e impressoras 3D, a fabricação digital, a utilização e valorização de espaços públicos... enfim, como a tecnologia e o fenômeno da colaboratividade estão influenciando o dia a dia e os processos destes profissionais. O atrativo mesmo está no time que coordena, dá só uma lida! Facilitadores: Daniel Caminha, fundador do Estúdio Nômade, que desenvolve projetos de inovação social, aprendizagem organizacional e estratégias de negócio em rede, com propostas em educação, arte, cultura e empreendedorismo. Denis Fuzii, arquiteto fundador do Studio dLux, escritório paulista que utiliza de novas tecnologias e plataformas para implementar suas idéias e estilos em seus projetos. Tem seus projetos e produtos distribuídos em mais de 100 países no mundo todo através do design aberto. Jose Borbolla, consultor nas áreas de Ciência de Dados, Marketing e Redes. Marko Brajovic, Mestre e Doutorando em Arquitetura Genética pela UIC de Barcelona, fundador e Diretor Criativo do escritório que leva seu nome, especializado em cenografia (museográfica e expográfica), arquitetura, design de produtos, instalações multimídia, estruturas arquitetônicas experimentais e dinâmicas. Coleciona prêmios e feitos como o Pavilhão de Montenegro e do Brasil para EXPO MILANO 2015, o Camper Hong Kong, o Collaboratory 2015 em Miami assinado com Rem Koolhaas/OMA, NIKE Villa e escritorios VIP da Google em São Paulo. Santiago Andreuzza, idealizador da Aeroli.to, empresa de desenvolvimento de software, hacking, internet das coisas e tecnologia para crianças. Sócio da Bode, empresa de aplicativos e desenvolvimento. Quando? 26 e 28 de abril, 3, 7, 10, 12, 17, 24 e 31 de maio e 2 de junho Onde? Perestroika: Como me inscrevo? www.perestroika.com.br/cursos/rio-de-janeiro/tapume Investimento: 6 x de R$476,66
Light design: os segredos da boa iluminação E já que entramos em ramos específicos, um novo curso do Istituto Europeo di Design promete deixar arquitetos e designers de interiores por dentro das técnicas e questões que envolvem a iluminação artificial. Conceitos e grandezas luminotécnicas, características das lâmpadas e equipamentos de iluminação, leds... tudo por trás do "pensar e sentir a luz" por meio de percepções e conhecimento técnico. Ao final, o grupo ainda irá desenvolver um projeto de iluminação residencial com sensibilidade e técnica. Facilitador: diferente das demais casas de cursos, o IED conta com a coordenação de Beti Font, arquiteta e urbanista com especialização em lighting design e hoje se dedica a projetos sustentáveis com foco em eficiência energética e soluções criativas para a redução do impacto ambiental. Atua há mais de 15 anos na área de iluminação em projetos residências e comerciais, já desenvolveu trabalhos especiais como o Museu do Gás (SP), a exposição Vick Muniz, a coleção Sattamini, a São Paulo 3D (no Masp). Participa regularmente das mostras Casa Cor e Morar Mais por Menos. Quando? 60 horas a parti do dia 23 de março. Terças e quintas, das 19h30 às 22h30 Onde? IED: Rua João Luis Alves, 13, Urca Como me inscrevo? [email protected] Investimento: 3 x  R$ 1.176; à vista R$ 3.528

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