Vozes femininas saem das coxias e ocupam os palcos - Agenda CariocaAgenda Carioca

publicidade

O Grelo em Obras

Vozes femininas saem das coxias e ocupam os palcos

Agora, mais do que nunca, atrizes empoderadas representando mulheres icônicas e suas grandes histórias têm ocupado os palcos cariocas. Maitê Proença, Rosamaria Murtinho, Carmem Frenzel, Claudia Ventura, Lucília de Assis, Malu Rodrigues, Soraya Ravenle,  Kiara Sasso, Cláudia Barbot, Elisa Riqueza, Gi Durães, Mery Delmond, Neliana Apem e Rogéria Cardeal são as artistas que narram e ecoam as vozes de personagens como Maria, A Mulher de Bath, Isaura Garcia e nós, mulheres comuns, contando os avanços, vitórias, obstáculos e dificuldades de ser mulher desde os idos de 1380 até 2018. Em foco: representatividade, feminismo, igualdade de gêneros e espaço livre de expressão. Vale pegar o bloquinho e anotar essas dicas porque a 2ª arte está com excelentes novidades!

A Mulher de BathA MULHER DE BATH

A peça estrelada por Maitê Proença conta a história de uma mulher que vive na Inglaterra medieval e divide com o público sua trajetória de vida até então. Experiente, bem humorada, franca e, pode-se dizer, à frente do seu tempo, a Mulher de Bath já enterrou cinco maridos e está à procura do sexto. Em formato de monólogo, Maitê está à beira de uma estrada expondo o que sabe sobre a vida sexual, paixões, vinganças, rancores, homens e a alma humana. A Mulher de Bath é um texto que fora publicado pela primeira vez em 1475 pelo escritor e filósofo inglês Geoffrey Chaucer e é considerado um clássico da literatura mundial. A tradução foi feita por José Francisco Botelho e, inclusive, já foi indicada ao Prêmio Jabuti. Vale conferir!

 O GRELO EM OBRAS

A nova peça do grupo O Grelo Falante é uma comemoração aos 20 anos de trajetória desse coletivo de mulheres. Sempre lutando pelo feminino, o espetáculo O Grelo em Obras revisita essas duas décadas de luta pela liberdade de expressão da mulher, com enfoque ao momento atual em que não distinguimos apenas os gêneros feminino e masculino, mas inclusivamente tantos outros. A comédia aborda com música e relatos pessoais as histórias de vida das próprias protagonistas, que se expõem e refletem sobre si mesmas.

ISAURA GARCIA – O MUSICAL

A história de uma das personalidades da nossa Música Popular Brasileira e da época de ouro do rádio: Isaurinha. Uma mulher na vanguarda do seu tempo, que marcou a história da música no Brasil, com sua voz potente e história de vida marcante, a ‘Personalíssima’, como era apelidada, gravou mais de 50 discos, participou de filmes e emplacou muitos sucessos. Agora a história de Isaura Garcia ganha os palcos cariocas e será interpretada por três artistas de peso figurando três momentos distintos de sua vida: Kiara Sasso, Soraya Ravenle e Rosamaria Murtinho. Imperdível!

Inimigo OcultoINIMIGO OCULTO

A peça da Companhia Ciclus propõe uma reflexão, revelação e enfoque à situação de violência doméstica que muitas mulheres são submetidas no Brasil. O espetáculo itinerante leva o público a inúmeros ambientes domésticos: o palco pode ser a casa, um apartamento, uma cozinha, uma sala. Ou seja, ambientes que nos trazem identificação e conforto. E nestes espaços o público presencia cenas e fragmentos de histórias contadas em silêncio, com diálogos e ações e que traduzem as diversas nuances de violência contra a mulher: simbólica, psicológica, física, sexual e moral. Nesta peça a mulher é filha, esposa, namorada e sobrinha. “Possibilitamos que as pessoas vejam o quanto naturalizamos diversas violências, transmitindo um olhar diferenciado sobre as relações abusivas.”, afirma a diretora Andrea Bordadagua.

A NOVIÇA REBELDE

Quem já não se encantou com as lindas músicas deste filme sobre a família von Trapp em 1965? Ou até mesmo presenciou o famoso musical da Broadway de 1959? A história baseada no livro de Maria von Trapp, ‘The Story of the Trapp Family Singers‘, chega ao Rio de Janeiro em formato de superprodução. A peça conta a clássica história de amor entre uma jovem noviça que é contratada para cuidar dos sete filhos de um capitão viúvo. Ao todo são 45 atores e 18 músicos neste espetáculo que promete animar o público com as clássicas canções do filme traduzidas para português. Quem conhece a história já sabe e quem não conhece perceberá que Maria von Trapp – a noviça rebelde – é uma mulher forte, de personalidade e que ensina lições primordiais de lealdade, verdade e bondade.

A MULHER DE BATH
Temporada: 20 a 29 de julho
Imperator – Centro Cultural João Nogueira: Rua Dias da Cruz 170 – Méier
Sex. e sáb., às 20h e dom., às 19h
Para comprar ingressos, basta acessar o site do Ingresso Rápido.

O GRELO EM OBRAS
Temporada: 04 a 19 de agosto
Espaço Cultural Municipal Sérgio Porto: Rua Humaitá 163 – Humaitá
Sáb. e dom., às 20h30
Para mais informações, basta acessar a página do Facebook.

ISAURA GARCIA – O MUSICAL
Temporada: 26 de julho a 14 de outubro
Teatro OiCasagrande: Av. Afrânio de Melo Franco 290 – Leblon
Qui., às 20h; sex., às 20h; sáb., às 17h30 e às 21h e dom., às 18h
Para comprar ingressos, basta acessar o site do Tudus.

INIMIGO OCULTO
Temporada: 04 a 26 de agosto
Casa Rio: Rua São João Batista 105 – Botafogo
Sáb., às 20h e dom., às 19h
Para mais informações, basta acessar a página do Facebook.

A NOVIÇA REBELDE
Temporada: 19 de julho a 02 de setembro
Cidade das Artes: Av. das Américas 5300 – Barra da Tijuca
Qui., e sex., às 21h; sáb., às 16h e 21h e dom., às 15h e 20h
Para comprar ingressos, basta acessar o site do Ingresso Rápido.

Créditos: Elvis Moreira (destaque); Sabrina Moura (A Mulher de Bath); Renato Mangolin (O Grelo em Obras); e Alexandre Oliveira (Inimigo Oculto)

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *