Pensando em comprar uma esteira ou bicicleta para malhar em casa? Veja as dicas - Agenda CariocaAgenda Carioca

publicidade

Pensando em comprar uma esteira ou bicicleta para malhar em casa? Veja as dicas

Manter a rotina de exercícios em casa é um grande desafio. Vários apps disponibilizam gratuitamente aulas online que não precisam de nada mais além de disposição. Mas nem todo mundo se adapta, e muitos vêm optando pelo aluguel e até compra de equipamentos aeróbicos, como bicicleta ergométrica, esteira e elíptico. A maioria dos lugares e academias que aluga esses equipamentos zerou o seu estoque. O jeito, então, é partir para a compra. Mas vale a pena? E como não se perder no meio de tantas opções?

+ Confira aplicativos gratuitos para malhar em casa

Conversamos com dois especialistas para tentar sanar algumas dúvidas que o consumidor comum pode ter. Antes de mais nada: é preciso prestar atenção no tamanho dos equipamentos e se eles cabem confortavelmente no ambiente. O professor de educação física Carlos Dreux vai além. “É necessário, também, se preocupar com a qualidade dos equipamentos e fugir de promoções de marcas desconhecidas”, diz, indicando a compra de equipamentos das marcas Life Fitness, Movement, Wellness e Kiko’s. “Também é importante não se deixar levar pelo impulso, deixando que o equipamento vire um ‘elefante branco’ que não será usado nunca, ocupando espaço e, na hora de vender, certamente, ainda perder dinheiro”.

esteira

O profissional de educação física Bernardo Fejgiel acrescenta, também, que é importante observar detalhes que, no impulso, podem passar despercebidos, como o acesso à assistência técnica, o tempo de garantia e a voltagem do equipamento, no caso dos elétricos. “Aparelhos muito baratos podem suportar pouco peso, por isso é preciso considerar as características físicas das pessoas que vão se exercitar”.

Fejgiel ressalta que os exercícios na esteira são os de maior gasto calórico, porém, podem não ser indicados para quem tem problemas articulares. Os elípticos e a bicicleta são exercícios de menor impacto. “O transport com roda na frente é o mais indicado, pois tem uma passada maior e mais natural. Os que têm rodas atrás são mais compactos, melhores para ambientes menores, mas têm passadas também menores”.

Para quem pensa em comprar uma esteira, além da largura da lona (quanto maior, mais confortável para correr; o ideal é que tenha no mínimo 40 centímetros de largura), é preciso escolher entre a elétrica ou a mecânica, cuja força vem dos roladores e exige maior esforço para funcionar. Outro cuidado é com a potência do motor. O ideal é evitar os modelos com potência abaixo de 1 hp, que produzem barulhos excessivos em velocidades mais elevadas. Buscar por equipamentos mais silenciosos pode ser necessário em alguns casos.

A bike pode ser mecânica ou magnética, sendo esta segunda a mais indicada para idosos e para quem tem problemas nos tendões, pois não possui atrito, gerando uma pedalada mais suave. Considere, também, as que têm pelo menos 8 níveis de intensidade para evoluir nos treinos.

E aí? Se empolgou em levar seus exercícios em casa a uma novo nível? Conta pra gente! Só não vale esquecer que, antes de tudo, é fundamental a orientação de profissional de educação física para fazer os exercícios de forma correta.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *