Entre baguetes e tartelettes: a 'formidável' padaria de Pedro Artagão - Agenda CariocaAgenda Carioca

publicidade

Entre baguetes e tartelettes: a ‘formidável’ padaria de Pedro Artagão

 Extra, extra! O café da manhã à moda Artagão acaba de ganhar upgrade: agora, o Bistrot Formidable estende o serviço da boulangerie anexa para dentro do restaurante, servindo ali o seu ‘Grand Petit Dejeneur’. O horário de funcionamento do bistrô cresceu, e agora entre 8h e 18h é possível se esparramar pelos sofás no interior do restaurante para um desjejum à moda francesa (atualizado em 14/07/2017). 

Por trás da pequena portinha anexa ao Bistrot Formidable, há uma fonte inesgotável de surpresas para os cariocas que não abrem mão de um belo café da manhã. O Petit Formidable é uma das tantas cartas na manga do chef Pedro de Artagão, já a frente do Irajá Gastrô, Azur e do Cozinha Artagão, que abriu no início do ano a sua boulangerie, paraíso para os amantes da cozinha francesa, no mesmo clima do bistrô anexo.

Na pequeníssima loja, ele combina empório e restaurante, onde oferece os produtos que utiliza em sua cozinha, tendo como protagonistas os pães de fermentação natural da casa que estrelam seus couverts. Baguetes, brioches, o pão carioca, sucesso do Irajá, e a levíssima focaccia do Formidable, com tomate cereja e tomilho, estão entre as pedidas. Aos domingos é comum ver o movimento na calçada, onde os menos tímidos se espalham em brunches animados com direito a croques, crepes – como o de banana com Nutella da foto -, omeletes e, para quem quiser estender, steak tartares e sanduíches criados na hora. Tudo fresquinho e, se o dia pedir, devidamente acompanhado de champagne gelada.

Quem resistir ao pegar e levar, vai gostar de bancar o mestre dos sanduíches por ali. A combinação de burrada e patê de salame se revelou imbatível da última vez, dupla que pedi no pão francês na chapa, que o atendente gentilmente ainda passou na manteiga. Bem gastos R$ 15! Pasta de beringela com gruyére no pão carioca foi a pedida certeira de outra visita!
Apesar de toda a sofisticação e primor dos ingredientes, os clássicos do café da manhã estão lá e são servidos diariamente a partir das 7h, seguindo até o fechamento da loja às 22h. Pão na chapa, iogurte, mel, geleia, torrada… tudo com o selo Artagão de qualidade. E como todas as casas do chef que fez fama pelas sobremesas pornográficas, o petit também ganhou uma estrela. Entre as eclairs e tartelettes da vitrine, o mil folhas é montado diante do cliente no balcão. Levíssimo e cremoso. Sem dúvidas um dos melhores da cidade!

PETIT FORMIDABLE
Rua João Lira, 148, Leblon
Diariamente, das 7h às 22h

VEJA TAMBÉM: BROTA – AS VEGANICES DE ROBERTA CIASCA NA VOID ARPOADOR

Mariana Broitman

Responsável por levar a Agenda Carioca para o universo digital, desde 2012 a jornalista Mariana Broitman divide com a Antonia a missão de pesquisar e experienciar o que o Rio tem de melhor. Curiosa e apaixonada pela Cidade Maravilhosa, se dedica a apresentar - e descomplicar - o que há de mais autêntico, sempre de olho em novos projetos e talentos.

2 Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *