Entre baguetes e tartelettes: a 'formidável' padaria de Pedro Artagão - Agenda CariocaAgenda Carioca

Entre baguetes e tartelettes: a ‘formidável’ padaria de Pedro Artagão

Por trás da pequena portinha anexa ao Bistrot Formidable, há uma fonte inesgotável de surpresas para os cariocas que não abrem mão de um belo café da manhã. O Petit Formidable é uma das tantas cartas na manga do chef Pedro de Artagão, já a frente do Irajá Gastrô, Azur e do Cozinha Artagão, que abriu no início do ano a sua boulangerie, paraíso para os amantes da cozinha francesa, no mesmo clima do bistrô anexo.

Na pequeníssima loja, ele combina empório e restaurante, onde oferece os produtos que utiliza em sua cozinha, tendo como protagonistas os pães de fermentação natural da casa que estrelam seus couverts. Baguetes, brioches, o pão carioca, sucesso do Irajá, e a levíssima focaccia do Formidable, com tomate cereja e tomilho, estão entre as pedidas. Aos domingos é comum ver o movimento na calçada, onde os menos tímidos se espalham em brunches animados com direito a croques, crepes – como o de banana com Nutella da foto -, omeletes e, para quem quiser estender, steak tartares e sanduíches criados na hora. Tudo fresquinho e, se o dia pedir, devidamente acompanhado de champagne gelada.

Quem resistir ao pegar e levar, vai gostar de bancar o mestre dos sanduíches por ali. A combinação de burrada e patê de salame se revelou imbatível da última vez, dupla que pedi no pão francês na chapa, que o atendente gentilmente ainda passou na manteiga. Bem gastos R$ 15! Pasta de beringela com gruyére no pão carioca foi a pedida certeira de outra visita!
Apesar de toda a sofisticação e primor dos ingredientes, os clássicos do café da manhã estão lá e são servidos diariamente a partir das 7h, seguindo até o fechamento da loja às 22h. Pão na chapa, iogurte, mel, geleia, torrada… tudo com o selo Artagão de qualidade. E como todas as casas do chef que fez fama pelas sobremesas pornográficas, o petit também ganhou uma estrela. Entre as eclairs e tartelettes da vitrine, o mil folhas é montado diante do cliente no balcão. Levíssimo e cremoso. Sem dúvidas um dos melhores da cidade!

PETIT FORMIDABLE
Rua João Lira, 148, Leblon
Diariamente, das 7h às 22h

VEJA TAMBÉM: BROTA – AS VEGANICES DE ROBERTA CIASCA NA VOID ARPOADOR

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *