Processo construtivo de Gaudí é tema de mostra no Museu de Arte Moderna - Agenda CariocaAgenda Carioca

publicidade

Processo construtivo de Gaudí é tema de mostra no Museu de Arte Moderna

Barcelona é aqui!Museu de Arte Moderna acaba de inaugurar a Gaudí: Barcelona, 1900, que sob a curadoria dos especialistas em Gaudí, Raimon Ramis e Pepe Serra Villalba, traz ao Rio os bastidores do processo construtivo do arquiteto catalão. Maquetes e detalhes arquitetônicos da Sagrada Família bem como do Parque Güell, além de móveis e objetos criados por Antoni Gaudí reunidos, mostram como a criação artesanal influenciou a indústria. E, por tabela, renderam a estética única que marcou a cidade de Barcelona.

VEJA TAMBÉM: UMA SELEÇÃO DE EXPOSIÇÕES, FILMES E PEÇAS PARA TER NO RADAR


Ao todo, 46 maquetes, três delas em escala monumental, 25 peças de design e 40 trabalhos de artistas e artesãos contemporâneos a Gaudí fazem parte da mostra, todas vindas dos acervos do Museu Nacional de Arte da Catalunha, Museu do Templo Expiatório da Sagrada Família e da Fundação Catalunya-La Pedrera, em Barcelona, que apoiaram a exposição. O conjunto é um testemunho vivo da invenção de uma original geometria, calculada a partir da observação e estudo dos movimentos da natureza, o princípio racionalista protagonizado pelo orgânico. “A sua experimentação técnica e formal, sua capacidade de absorver e reelaborar as teorias estéticas e arquitetônicas,fizeram dele um arquiteto de densidade única, difícil de repetir. Em suas obras está condensado o debate artístico da mudança de século junto à depuração de uma linguagem arquitetônica única”, destacam os curadores.

Com idealização e realização do projeto foram do Instituto Tomie Ohtake, a exposição esteve em cartaz no o Instituto Tomie Ohtake e no MASC, em Florianópolis, e fica no Rio até o dia 30 de abril. Para os interessados em visitar a exposição, vale lembrar que o MAM agora tem entrada gratuita às quartas-feiras, e aos domingos, um único ingresso se converte no “ingresso família”, que garante passe livre a até 5 pessoas. (por MARIANA BROITMAN foto ANA COLLA)

GAUDÍ: Barcelona, 1900
Museu de Arte Moderna do Rio de Janeiro: Av. Infante Dom Henrique, 85
Tel.: (21) 3883-5600
De 16 de março a 30 de abril
Ter. a sex., das 12h às 18h; sáb., dom. e fer., das 11h às 18h.
Ingresso: R$14 a inteira | Amigos do MAM e crianças até 12 anos: entrada gratuita
Quartas-feiras a partir das 12h: entrada gratuita

Mariana Broitman

Responsável por levar a Agenda Carioca para o universo digital, desde 2012 a jornalista Mariana Broitman divide com a Antonia a missão de pesquisar e experienciar o que o Rio tem de melhor. Curiosa e apaixonada pela Cidade Maravilhosa, se dedica a apresentar - e descomplicar - o que há de mais autêntico, sempre de olho em novos projetos e talentos.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *