Projeto autônomo promove o reflorestamento da Zona Sul do Rio - Agenda CariocaAgenda Carioca

publicidade

Projeto autônomo promove o reflorestamento da Zona Sul do Rio

Um velho dito diz que antes de morrer todo mundo precisa plantar uma árvore, ter um filho e escrever um livro. Os tempos mudaram e as necessidades também, mas a do reflorestamento é mais urgente do que nunca. E, vamos combinar, é de longe a tarefa mais fácil dessas três. Não sabe por onde começar? Que tal conhecer o projeto de Reflorestamento Urbano da Zona Sul do Rio de Janeiro?

+ Revitaliza Rio recupera espaços públicos da cidade

O grupo autônomo surgiu em 2015 e atualmente é formado por, aproximadamente, 50 pessoas, incluindo especialistas, paisagistas, arquitetos, biólogos, botânicos e voluntários experientes. Também há cidadãos de inúmeras áreas que contribuem para o planejamento e execução das ações, que geralmente são realizadas uma vez por semana, na Zona Sul da cidade.

Em 2019, 102 árvores foram plantadas em diversos bairros da Zona Sul, sempre respeitando o planejamento da cidade e em espaços livres. “Esse ano, apesar da pandemia, já conseguimos plantar, até o momento, 65 tipos de árvores na Zona Sul”, comenta o arquiteto e paisagista José Guimaraens.

As ações acontecem através de doações e trabalhos voluntários e incentivam a população a regar e a monitorar a saúde das árvores, plantadas ou não por eles. Além disso, realizam limpeza e manutenção de canteiros, enseadas e áreas aonde o verde possa se recuperar.

E como posso ajudar?

Existem várias formas de colaborar com o reflorestamento da cidade, e nem todos envolvem colocar a mão na terra. As pessoas podem indicar locais vazios, adotar uma muda com rega, fazer manutenção, relar problemas, participar de ações diretas que sempre precisam de mão de obra e logística ou doar insumos, equipamentos ou dinheiro, sem obrigatoriedade ou valor pré-definido.

Quem quiser, também pode ajudar seguindo e divulgando a página do projeto no Instagram @reflorestamentourbanozonasulrj, Facebook ‘Reflorestamento Urbano’ e através do site Vakinha Online. O valor arrecadado será 100% destinado para compra de novas mudas.

2 Comentários

  1. Janna Berbara
    1 de outubro de 2020

    O grupo é simplesmente maravilhoso. Está ajudando com seu trabalho de formiguinha guerreira, a repor as árvores que vem sendo mal tratadas e pessimamente podadas , na cidade. E o grupo é a pura expressão ” mão na massa e mão no bolso”. Todos exercem cidadania e o real amor ao meio ambiente. Um salve a todos !♡♡♤♤♡♡

    Responder
  2. Mônica Sá Carvalho da Silva
    3 de outubro de 2020

    Quero conhecer para participar.

    Responder

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *