Receitas veganas ganham uma boca no fogão das cozinhas cariocas - Agenda CariocaAgenda Carioca

publicidade

Receitas veganas ganham uma boca no fogão das cozinhas cariocas

Cada vez mais o veganismo, que é celebrado nesta sexta-feira, dia 1, conquista um lugar no estilo de vida dos brasileiros, e para acompanhar essa transformação gastronômica e socioambiental, diversos restaurantes da cidade fizeram questão de dividir as panelas com receitas veganas e vegetarianas. Confira a lista abaixo! 

Tradicional não sai de moda 

As receitas veganas estão em voga. No entanto, isso não significa que aquele prato tradicional não pode ser adaptado e ser mantido no cardápio do carioca. No Colarinho Escondido, em Botafogo, é servida a versão vegana da tradicional feijoada da casa com um mix de legumes e cogumelos no lugar das carnes. Couve, brócolis, cenoura, vagem e ervilha são alguns dos ingredientes substitutos do prato. (Serviço: Rua Nelson Mandela 100 loja 127, Botafogo; Tel: 21 2286-5889)

Cogumelos ganham espaço em receita vegana no Zazá Bistrô Tropical.

Quarteto Fantástico 

No Zazá Bistrô Tropical, em Ipanema, a grande estrela é o cogumelo. Conhecido pela culinária contemporânea, o espaço preparou um prato vegano cuja receita é composta por quatro tipos de cogumelos: cardoncello, shitake, shimeji e champignons. Conhecido como Quarteto Vegano, os fungos são servidos sobre polenta com espinafre, creme de amêndoas tostadas e canelle de tomate. (Serviço: Rua Joana Angélica 40,  Ipanema; Tel: 2247-9101) 

Por dentro!

O Ají Marisqueria, em Botafogo, está por dentro das demandas da nova era. No cardápio, o restaurante dá destaque para o ceviche vegano de cogumelos. Acompanhado de chips de baroa e milho peruano crocante, o prato é servido com shitake, shimeji, creme de abacate, coentro, cebola roxa, tomate cereja e dedo de moça. Para quem estiver com desejo de um rápido lanche, o taco de cogumelos shitake e shimeji com creme de abacate e coentro é uma boa pedida. (Serviço: Rua da Matriz 54, Botafogo; Tel: )  

Taco de cogumelos é uma das receitas veganas servidas pelo Ají Marisqueria.

Mamma Mia! 

O forno a lenha do Bráz, no Jardim Botânico e na Barra da Tijuca, ganhou a sua primeira receita de pizza vegana. Preparada com queijos produzidos pela NoMoo, a Zucchini del Campo traz uma combinação leve e deliciosa entre leite de castanhas e abobrinhas orgânicas e assadas na lenha. E essa dupla culinária não é a única vantagem da receita! A massa é um destaque a mais pela seu preparo totalmente autoral.

Sob direção do especialista Raffaele Mostaccioli, a massa é preparada com dupla maturação e fermentação natural de 48 horas, de modo que o resultado final é uma pizza leve e crocante. (Serviço: Rua Maria Angélica 129, Jardim Botânico. Tel: 2535-0687 – Av. Érico Veríssimo 46, Barra da Tijuca; Tel: 2491-7170)

Planta na base

O Futuro Burger – brasileiro e 100% vegetal – já não é mais novidade e invadiu o cardápio de diversos restaurantes da cidade. Mas nossa dica é provar o da Burgers., lojinha de Ipanema que fica na Rua Aníbal de Mendonça. O diferencial? Eles adaptaram o hambúrguer vegano para o estilo da casa, como smash burger, prensado na chapa que cria uma casquinha crocante. A versão vegana é feita com pão de batata, alface americana, tomate, cebola roxa e ketchup de curry; e os vegetarianos podem acrescentar queijo derretido.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *