Refettorio Gastromotiva: feira gastronômica movimenta o Centro nesta quarta - Agenda CariocaAgenda Carioca

publicidade

Refettorio Gastromotiva: feira gastronômica movimenta o Centro nesta quarta

Já foi conhecer o Refettorio Gastromotiva? O restaurante social criado por David Hertz e pelo chef #2 do mundo, Massimo Bottura abrirá as portas ao grande público por uma boa causa. Nesta quarta, 12, a ONG promoverá uma feira com os ex-alunos do curso ‘Empreenda: faça e venda’Das 11h às 15h, os 16 expositores de doces e salgados estarão por lá vendendo seus quitutes – com opções de comida vegana, brownies, empadinhas, hambúrgueres, pão de mel, e a lista continua. E tem mais: a chef voluntária do dia, Liliam Altunas, irá palestrar sobre superação através da gastronomia às 15.

O REFETTORIO GASTROMOTIVA

Esta é uma ótima oportunidade de conhecer o espaço que vem atraindo atenção internacional. Inspirado no sucesso do Refettorio Ambrosiano, criado por Massimo Botura na Itália, a versão carioca promove diariamente jantares gratuitos na Lapa para pessoas em vulnerabilidade social – moradores de rua, de abrigos ou ocupações -, com a ajuda de organizações sociais parceiras e/ou pela Secretaria de Desenvolvimento Social, da Prefeitura. Lá, entrada, prato principal e sobremesa preparados com alimentos excedentes que seriam desperdiçados, porém ainda em perfeitas condições de consumo,
são preparados por chefs do mundo todo, brasileiros e pelos jovens talentos da Gastromotiva, e servidos por voluntários que se inscrevem para participar como garçons e garçonetes por uma noite.

A ideia é que o Refettorio abra em breve também para o almoço, funcionando no esquema “pague um almoço e deixe um jantar”, dando a possibilidade para todo mundo ajudar a combater o desperdício e oferecendo refeições para as pessoas que estão em situação de vulnerabilidade. O projeto que tomou forma em tempo recorde de 55 dias só foi possível graças à vontade compartilhada entre diversas pessoas e empresas que acreditam no poder da Gastronomia Social. E como acreditam! O ambiente ganhou curadoria artística de Vik Muniz, mobiliário dos Irmãos Campana, iluminação de Maneco Quinderé e grafites de Pas & Schafer. Lindo de ver!

VEJA TAMBÉM: EDIÇÃO DO COMIDA DI BUTECO TERÁ 60 PARTICIPANTES EM 2017


FEIRA DOS EMPREENDEDORES DA GASTROMOTIVA

Quarta, das 11h às 15 | Entrada franca
Refeittorio Gastromotiva: Rua da Lapa, 108

Mariana Broitman

Responsável por levar a Agenda Carioca para o universo digital, desde 2012 a jornalista Mariana Broitman divide com a Antonia a missão de pesquisar e experienciar o que o Rio tem de melhor. Curiosa e apaixonada pela Cidade Maravilhosa, se dedica a apresentar - e descomplicar - o que há de mais autêntico, sempre de olho em novos projetos e talentos.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *