Os encantos da culinária árabe da chef Katia Hannequim agora no HAZ - Agenda CariocaAgenda Carioca

publicidade

Mezzes do HAZ

Os encantos da culinária árabe da chef Katia Hannequim agora no HAZ

Kibe Cru HAZPara nossa sorte, o Baixo Gávea – a.k.a BG para os íntimos – acaba de ficar ainda melhor! Aterrissou em um dos redutos da boemia carioca o HAZ (que significa sorte, em árabe). Um mix de bistrô e bar, o HAZ surgiu da vontade da chef Katia Hannequim, famosa por seu falafel e outras iguarias árabes que mobilizam inúmeros fãs nas feirinhas como Junta Local, em ter seu primeiro endereço fixo na cidade.

O espaço é pequeno e aconchegante, com algumas poucas mesas dentro do restaurante e banquetas na rua, além de um enorme balcão na entrada atendendo aos clientes que pedem para viagem e para os que preferem comer em pé, como o bom carioca – e o ambiente descontraído do BG – pedem.

Um detalhe importante antes de seguirmos: quem vos fala tem descendência árabe e por 18 anos experimentou e se apaixonou pela culinária apresentada pela sua avó. Em outras palavras: as expectativas eram altas – e foram atendidas. Quem for conhecer o HAZ (e deve), prepare-se para uma viagem gastronômica pelo Marrocos, Israel, Turquia, Síria, Jordânia e toda a influência moura. Garanto-lhes: excelente!

Kafta de Cordeiro do HAZMestre na mistura e combinação de temperos e especiarias (Ras El Hanout), o cardápio é enxuto, certeiro e com ótimos preços. Começamos nossa viagem pelas ‘arábias’ com os mezzes (porções) de homus, babaganoush, coalhada seca, charuto de repolho, kafta de cordeiro na canela, tabule, falafel e, para acompanhar, o pão árabe quentinho e recém-saído do forno. Por onde começar? Cores, sabores e a potência de temperos definem o belíssimo prato que nos recebeu e nos fez apaixonar. Destaque para a coalhada seca que – de tanto nos impressionar – levamos para casa. A kafta de cordeiro inteligentemente aromatizada pela canela e o falafel dispensam apresentações.

Os pratos principais vêm no esquema de montagem: escolha uma proteína e dois acompanhamentos. Vale experimentar o schnitzel de frango empanado em um delicioso tempero e acompanhado do clássico arroz com lentilha. Definição de comida que abraça e conforta, assim como a chef Katia, simpática, apaixonada pelo ofício e que, definitivamente, cozinha com o coração.

HAZ
Praça Santos Dumont, 126, Loja A
Tel.: (21) 3114-0780
Seg. a dom., das 11h à 01h
Para mais informações, acessar a página do Facebook do restaurante.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *