Rio 450: Mostra relembra Rio pré-moderno - Agenda CariocaAgenda Carioca

publicidade

No Banner to display

Rio 450: Mostra relembra Rio pré-moderno

O aniversário do Rio de Janeiro pode ter passado, mas o Instituto Moreira Salles preparou uma programação especial que vai estender a comemoração para todo 2015. Dentro dela, nosso destaque é a mostra Rio: Primeiras Poses, que recapitula belas cenas cariocas a partir da chegada da fotografia. Ao todo, 450 imagens – selecionadas entre um acervo de 10 mil – percorrem o período entre 1940 e 1930, do Império ao fim da República Velha.

Organizada em seis ambientes, a mostra apresenta, além das fotografias originais, projeções, mapas interativos e até fotos esteroscópicas, visualizadas em 3D. Todas organizadas de forma cronológica, de maneira que ficam claras as alterações no perímetro urbano, abandonando os traços da arquitetura colonial durante as reformas durante a administração de Pereira Passos e até os avanços tecnológicos, da chegada do carro ao início da aviação – além, claro, da relação com a fotografia em si.

Simultaneamente, acontece a exposição Um passeio pelo Rio – A cidade nas andanças de Joaquim Manuel de Macedo, que junto com a Rio: Primeiras Poses visões da cidade a partir da chegada da fotografia, compõe as homenagens do Instituto Moreira Salles aos 450 anos do Rio de Janeiro.

 

RIO: PRIMEIRAS POSES, VISÕES DA CIDADE A PARTIR DA CHEGADA DA FOTOGRAFIA
Instituto Moreira Salles – Rua Marquês de São Vicente, 476, Gávea
Tel.: (21) 3284-7400 | (21) 3206-2500
www.ims.com.br
De 1 de março a 31 de dezembro
De terça a domingo, das 11h às 20h
Entrada franca | Classificação livre

 

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *