Rolé Carioca aposta na tecnologia e mergulha na história do Rio em passeio virtual - Agenda CariocaAgenda Carioca

publicidade

Rolé Carioca aposta na tecnologia e mergulha na história do Rio em passeio virtual

A ideia é trazer a moradores e turistas um novo olhar. E em tempos que as aglomerações devem ser evitadas, o próximo passeio pela cidade do Rolé Carioca vai acontecer via Zoom, podendo unir pessoas de todas as partes do país que queiram dar um mergulho na história do Rio.

O tema do encontro deste domingo, 13, vai ser a relação da cidade com o mar. O roteiro inusitado, conduzido pelos professores e doutores em História Estacio Rodrigo Rainha e William Martins, tem quase duas horas de duração e começa com a ocupação da cidade de costas para o mar, no século 16; passa pelo costume do banho de mar como prescrição médica no século 18; e chega aos dias atuais, quando a alma da cidade está intimamente relacionada ao amor dos locais pela praia.

Imagens aéreas feitas por drone, mapas digitais e imagens de arquivo dão origem a um material inédito, uma visualização imersiva apresentada em evento exclusivo. Os participantes dessa caminhada virtual também vão conhecer personagens, acontecimentos históricos e curiosidades abordando a relação entre as pessoas e o espaço urbano ao longo dos anos.

O novo formato garante, como nos eventos presenciais do Rolé Carioca, uma aula descontraída, com destaque para informações que vão além da história e contemplando camadas afetivas da relação com a cidade. O passeio virtual “Quando o mar virou Rio” acontece no dia 13, às 10h, pela plataforma Zoom e com transmissão também nas redes sociais do projeto. O evento é gratuito e o link de acesso ao Zoom será liberado às 9h50 nos perfis do projeto no Facebook e Instagram.

Além do lançamento do Mapa Afetivo e realização do seminário sobre memória, identidade e cidade, acontecerão lives temáticas e passeios virtuais até o fim do ano. Confira a programação:

  • Outubro – Rumo ao subúrbio da Leopoldina!
    Um roteiro pelos bairros interligados pela estação de trem que recebeu o nome da Imperatriz, um eixo que já abrigou de tudo um pouco na cidade: linha de trem, fábricas, fazendas e caminhos que ligam o Rio de janeiro a outros lugares. Passeio virtual – Dia 11 de Outubro
  • Novembro – Pequena África
    Um roteiro pela região central da cidade onde aportavam escravos oriundos de países da África, tornando-se um ícone da resistência da cultura negra no Brasil. Da região portuária, passando pela áreas de ocupação da Saúde e da Gamboa, o roteiro chega até a praça XI e Estácio. Passeio – Dia 08 de Novembro
  • Dezembro – Memórias Rio/Lisboa
    A relação entre Rio de Janeiro e Lisboa são mais intensas do que de colonizador e colonizado. São cidades em que os países se encontraram, se casaram, se reinventaram. É um encontro de pessoas, onde há uma relação viva, que ainda hoje marca o cotidiano do Rio de Janeiro. Passeio – Dia 13 de Dezembro

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *