Notice: Undefined index: a777d in /vhosts/agendacarioca.com.br/www/index.php on line 3
'Rosa e a Semente' ocupa as ruas para levar teatro de graça para a garotada - Agenda CariocaAgenda Carioca

publicidade

‘Rosa e a Semente’ ocupa as ruas para levar teatro de graça para a garotada

Foi assistindo a peças infantis com seu filho que Helena Stewart, uma das fundadoras do Grupo Pedras, teve a ideia de um texto para o público mais jovem. Assim, surgiu a montagem de Rosa e a Semente, o primeiro espetáculo infanto-juvenil da trupe, que tem 17 anos de história e utiliza técnicas do teatro de máscaras, da bufonaria e de expressões populares brasileiras. O resultado dessa nova empreitada pode começar a ser visto neste fim de semana, quando começa uma turnê gratuita que vai rodar quatro espaços públicos: Museu da República, no Catete (14 e 15/4), Parque Madureira (21 e 22/4), Campo de São Bento, em Niterói (28 e 29/4) e Praça Nossa Senhora da Paz, em Ipanema (5 e 6/5). “Queremos ocupar a rua, fazer uma circulação para que todos possam assistir”, destaca Helena.

Rosa e a Semente é inspirado em um clássico conto chinês de tradição oral, O Pote Vazio, e narra a aventura de uma menina, Rosa (Helena Stewart), que precisa completar tarefas propostas por uma jardineira (Marina Bezze), para que as sementes que ganhou de um mestre (Lucas Oradovschi) germinem. A peça traz ensinamentos para toda a família: a força de vontade para realizar um sonho, a esperança de ver a semente florescer e, especialmente, a coragem de falar a verdade – a grande lição do conto. Quando o mestre recebe as crianças e suas flores, escolhe como aprendiz aquela que traz a sinceridade.

Para a primeira montagem infanto-juvenil, os integrantes da companhia começaram a pesquisar textos infantis e convidaram Isaac Bernat para a direção. Nos primeiros encontros, surgiu O Pote Vazio. “Tenho fascinação por este conto. É cada vez mais pertinente essa discussão sobre a importância de dizer a verdade, mesmo que seja difícil enfrentá-la”, diz Bernat.

A peça ainda conta com cenário de metal criado pelo artista plástico Marimba e música ao vivo, dirigida por Ricardo Cotrim, um dos fundadores do Grupo Cultural Cordão do Boitatá.

ROSA E A SEMENTE
Dias 14 e 15 de abril, às 11h, no Museu da República, no Catete.
Dias 21 e 22 de abril, às 16h30, no Parque de Madureira.
Dias 28 e 29 de abril, às 16h30, no Campo de São Bento, em Niterói.
Dias 5 e 6 de maio, às 16h30, na Praça Nossa Senhora da Paz, em Ipanema.
Entrada franca.

Fotos: Renato Mangolin

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *