Saúvas no prato: os sabores do Norte dão o tom dos 10 anos do Espírito Santa - Agenda CariocaAgenda Carioca

publicidade

Saúvas no prato: os sabores do Norte dão o tom dos 10 anos do Espírito Santa

Recanto de turistas e dos cariocas amantes da gastronomia brasileira, o restaurante Espírito Santa da chef Natacha Fink acaba de completar 10 anos. Para marcar a data simbólica, a chef amazonense preparou um cardápio especial onde os clientes conseguem mergulhar nesta história através de sete pratos. (via MARIANA BROITMAN)

O público vai poder degustar os sabores das matas, das águas e da cultura dos povos da região dela. O circuito inicia com uma salada morna preparada com um pesto não de ervas, mas de aviú do Tapajós, um primo do camarão lá do Norte. Tem pirarucu defumado servido com redução de guaraná, bacuri, costelinha de Pacu com pimenta baniwa… deu para sentir um gostinho?

Mas um dos ingredientes definitivamente rouba a cena! Natacha acaba de receber na casa uma leva de formigas saúvas do Rio Negro que garantem os olhares curiosos sobre o Cuscuz de pintado em duas farinhas. Antes que você torça o nariz, eu já aviso que elas tem um gosto até interessante de capim limão, e a leva de Natacha veio tão fresca que a sensação é de estar mastigando uma folha hipercrocante. Segundo Natacha, o desafio na culinária é estudar produtos da região com base sustentável e ajudar pequenas comunidades que vivem em torno do cultivo deles. As saúvas vêm de São Gabriel da Cachoeira, no Alto Rio Negro, e são produzidas por índios Baniwa. “Sempre gostei das saúvas crocantes do Rio Negro, mas era muito complicado trazê-las para usar no restaurante. Agora elas estão disponíveis através de fornecedores especializados que disponibilizam esse e outros insumos da Amazônia. Não existem muitos criadores e, desse modo, o produto ainda é escasso e caro. Fiz a encomenda e esperei uns três meses até que fosse possível ser atendida.”, contou a chef.
espirito santa sauvas
E já que o clima é de comemoração, o brinde fica por conta do jornalista expert em vinhos em Bruno Agostini, que se juntou a festa e preparou uma harmonização opcional que acompanha todo o percurso. Ou seja, pacote completo. Vale a pena conferir essa delícia, que fica em cartaz somente até janeiro. O circuito com todas as etapas sai a R$159, por pessoa.

ESPÍRITO SANTA
Rua Almirante Alexandrino 264, Largo dos Guimarães, Santa Teresa.
Tel: (21) 2507-4840.
De segunda-feira a domingo, das 12h às 00h
www.espiritosanta.com.br

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *