Arte & Cultura, Programe-se, Programe-se na Home

Sem tapete vermelho, festivais de cinema aderem ao streaming

Por Thaissa Barzellai | Publicado em 29 de abril de 2020

A pandemia virou o mundo de todos de cabeça para baixo, e com a indústria cinematográfica não foi diferente. Esperados pelos ansiosos fãs da sétima arte, os festivais tiveram que repensar o seu cronograma, que está cancelado até segunda ordem, e optaram por uma solução um tanto quanto democrática - e que não seria uma má ideia se viesse a se tornar, em alguma medida, um certo padrão: levar o conteúdo dos festivais para as plataformas virtuais de streaming.

Depois do Festival de Brasília e o My FrenchFilmFestival disponibilizarem toda a seleção virtualmente, os prestigiados Varilux, Cannes, Berlim e Veneza também abraçaram a ideia para a alegria dos entusiastas que ficavam na expectativa de ver as obras que só eram exibidas - em um primeiro momento - para o público presente nos grandes auditórios. Veja mais:

Festival Varilux 

O cinema francês sempre gera um rebuliço no mundo da cinefilia, seja pelos seus diretores, atores ou pelo conjunto da obra. Conhecido por trazer uma seleção minuciosa dos novos lançamentos franceses, o Varilux vai ficar disponível no site do Looke durante 4 meses com um catálogo de longas-metragens de sucesso que fizeram parte das últimas edições.

https://www.youtube.com/watch?v=j9Jv7_uw91Q&feature=youtu.be

Entre os 50 títulos disponibilizados no Varilux em Casa, estão obras que vão desde a comédia até thrillers com conhecidos nomes do cinema francês: Isabelle Huppert, Juliette Binoche, Marion Cotillard e Catherine Deneuve são algumas das estrelas à frente dos títulos. Para assistir pela primeira vez ou para rever, basta criar uma conta no site do Looke e selecionar o filme de sua escolha no catálogo, que estará gratuito até agosto e com adições esporádicas de novos longas.

We Are One: A Global Film Festival

A tríade cinematográfica da Europa se uniu em nome de algo maior: a paixão pela cinefilia. Os festivais de Cannes, Veneza e Berlim - este realizado em fevereiro deste ano - vão exibir o seu material no evento We Are One: A Global Film Festival, uma proposta idealizada pela produtora do ator Robert de Niro, a TriBeCa Productions, ao lado do Youtube

https://www.youtube.com/watch?v=QVuf5iTExis&feature=emb_title

Entre os dias 29 de maio e 7 de junho, o público, que será incentivado a fazer doações para a Organização Mundial da Saúde (OMS), vai poder conferir na plataforma de vídeos uma programação gratuita de longas e curtas-metragens, além de documentários e atrações artísticas especiais. Embora as datas já tenham sido divulgadas, ainda não se sabe ao certo se haverá exibições de obras inéditas. Até então, somente Cannes se pronunciou afirmando que não exibirá conteúdo exclusivo.


veja também

by mg studio