Slow design: neomarcas cariocas se reúnem na feira 'O Silvo' - Agenda CariocaAgenda Carioca

publicidade

Slow design: neomarcas cariocas se reúnem na feira ‘O Silvo’

Se você é do time que não resiste a um produto exclusivo, que dificilmente sairia de uma loja de decoração de departamento, a dica é abrir espaço na agenda deste sábado para conferir a nova edição da feira O Silvo. Sob comando – e com curadoria – de Silvio Pinheiro, o evento ganha nova edição neste fim de semana celebrando o trabalho local e artesanal através de um entreposto de design itinerante, que une o designer e o consumidor, como explica o criador, que já trabalhava com produções de decoração, aproveitou o conhecimento e a relação adquirida neste período para levantar o projeto. Aliás, esta foi inicialmente a inspiração para o evento. “Muitos designers e arquitetos estão criando objetos e móveis e não tem lugar pra vender ou divulgar. Às vezes o valor de uma loja física fica muito alto para alguns consumidores”, daí veio o insight. “O Silvo! é um chamado alto e sonoro para mudar o cenário atual de design no Rio”, completa.

Em clima de programinha família – com comidinhas e boa música ao fundo – a feira é mais uma das bifurcações da Junta Localque Silvio já participa com seu lado gastronômico ao lado de Thomas Hencel, do Atelier do Jardim. Unindo forças com a turma da Junta e de outros amigos como Regina Kato, com quem já trabalhou no descolado Atelier do Fernando Jaeger, ele levantou a feira itinerante voltada pro seguimento de casa, mesa, jardim e decoração.

Seguindo o conceito do slow design, na contramão da produção em larga escala já bastante explorado nas grandes feiras – os markets – fora do Brasil, o olhar bem treinado de Silvio rende uma série de novos talentos e produtos que te farão criar uma relação diferente de consumo. Respeito com a natureza e ressignicação de peças são pré-requisitos para entrar no time. “Eu procuro por materiais naturais como madeira de reuso ou reflorestamento, cerâmica, tecidos de algodão e linho também me fascinam. Sou filho de costureira e apaixonado por design de casa, então apoio a valorização das técnicas antigas de produção o conhecimento de profissões de outra época não pode se perder no tempo”, explica. Lá, marcas mais e menos conhecidas dividem o espaço.

A Muug Design, por exemplo, entra com suas louças e aventais pintados a mão; a Casa.na.Árvore leva suas tábuas e bowls feitos de madeira a mão; os vasos pintados a mão da Paz Design também aparecem e a lista continua. A novidade da edição de agosto será a ala kids, que ganha reforço das roupas de cama da Yey Kids e papeis e cadernos reciclados da Schopferpapier.

O evento, que já teve edições na Casa da Glória e até na Junta Local, acontece pela terceira vez no Pluri Arq e Co.zinha no Humaitá. “Procuro sempre parceiros que entendam a feira dos produtores de design e não vendedores, o incentivo da produção local é bom para o bairro e economia local”, explica. Põe na agenda e, na dúvida, acompanhe o Silvo pelo Facebook e Instagram para ficar por dentro da agenda das próximas edições.O SILVO! DESIGN

Sábado, dia 5, das 13h às 21h
Pluri Arq: Rua Capitão Salomão, 63, Humaitá

Mariana Broitman

Responsável por levar a Agenda Carioca para o universo digital, desde 2012 a jornalista Mariana Broitman divide com a Antonia a missão de pesquisar e experienciar o que o Rio tem de melhor. Curiosa e apaixonada pela Cidade Maravilhosa, se dedica a apresentar - e descomplicar - o que há de mais autêntico, sempre de olho em novos projetos e talentos.

3 Comentários

  1. Ana Cláudia Campos Rangel Soares
    6 de agosto de 2017

    adorei a feira “O SILVO” !!!
    por favor me informem sempre.
    parabéns a todos!

    Responder
  2. 18 de agosto de 2017

    Adorei

    Responder

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

vinte − cinco =