Conferência gratuita debate soluções inteligentes para cidades melhores - Agenda CariocaAgenda Carioca

publicidade

Conferência gratuita debate soluções inteligentes para cidades melhores

Criatividade, sustentabilidade, planejamento, colaboração, qualidade de vida, desenvolvimento, infraestrutura, comunicação… O que está por trás de uma Cidade Inteligente? Apesar de este ser um conceito recente, de acordo com o Cities in Motion Index, do IESE Business School na Espanha, 10 dimensões indicam o nível de inteligência de uma cidade: governança, administração pública, planejamento urbano, tecnologia, o meio-ambiente, conexões internacionais, coesão social, capital humano e a economia. Hoje o termo Smart City viralizou e já movimenta um mercado global de soluções tecnológicas.

Outubro começa com um programa imperdível para os cariocas engajados em levar a nossa Cidade Olímpica cada vez mais longe. O UrbanTec desembarca no Rio pela primeira vez reunindo especialistas que se dedicam a pensar soluções inteligentes para cidades melhores. O Centro Cultural Oscar Niemeyer na Praia de Botafogo se transforma em um hub nos dois dias de conferência totalmente gratuita. Lá serão discutidas estratégias de planejamento, gestão e investimento para o desenvolvimento urbano sustentável inteligente.

Já na primeira sessão, o evento recebe uma das estrelas da vez. Bulelwa Makalima-Ngewana, mais conhecida como a mulher que diminuiu pela metade a taxa de crime de uma das cidades mais violentas do mundo, endossa a discussão sobre Planejamento de cidades inteligentes: ganhando força através da colaboração. Na UrbanTec Brasil, ela vai apresentar as iniciativas e investimentos por trás da revitalização do centro de Cape Town, que saiu do ranking de violência da África e teve um acréscimo de 76% em sua população residencial.
yasser_booley_20130910_89348-AB-Farewell
Outro destaque vai para o designer e urbanista Dan Hill, integrante da mesa 
Cidade do Futuro, que encerra a conferência. Dan é diretor de design do Future Cities Catapult, um dos mais reconhecidos centros de inovação urbana do mundo localizado em Londres, cidade que ocupa o segundo lugar no ranking de cidades mais inteligentes do mundo. No dia, o desafio é discutir como as evoluções tecnológicas nas áreas de transporte, energia e meio ambiente influenciarão a vida urbana, e ele se reúne com uma dupla de peso formada pelo fundador do MIT Mobile Experience Lab and Design Laboratory, Federico Casalengo, e com Cid Blanco, Consultor Técnico do Brasil na UN Habitat.

O evento é uma parceria da FGV Projetos com a empresa alemã Koelnmesse e reunirá, em oito sessões e uma mesa redonda, 52 especialistas brasileiros e estrangeiros que desenvolveram projetos de sucesso em áreas-chave da vida das cidades. Entre eles, o Presidente do Banco Europeu de Investimento, Werner Hoyer, o Presidente do Banco Interamericano de Desenvolvimento, Luis Alberto Moreno e o Prefeito Eduardo Paes. Clique aqui para conferir a programação na íntegra!

Em tempo, as palestras são gratuitas, mas as vagas são limitadíssimas. Corra para garantir a sua vaga por aqui. (via MARIANA BROITMAN) 

URBANTEC BRASIL
Centro Cultural Oscar Niemeyer – FGV
Praia de Botafogo 186
Quinta, 1 de outubro, e Sexta, 2, entre 8h30 e 17h30
As inscrições podem ser feitas no site http://fgvprojetos.fgv.br/urbantec-brasil/evento.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *