Comer & Beber, Destaque

Taverna Del Mar: um tesouro sob as areias do Leme

Por Alessandra Carneiro | Publicado em 15 de outubro de 2019

Não há cardápio fixo, as opções variam com a semana e a sazonalidade dos produtos. A entrada é escondida sob o calçadão da Praia do Leme e, como todo bom speakeasy, nem sempre a porta está aberta - pode ser que você precise bater uma ou duas vezes para entrar. E o ambiente, uma surpresa: um espaço amplo de 100 metros quadrados com decoração que não cai na obviedade praiana e tropical, mas sim, nos leva a uma viagem por tavernas madrilenas. É com esse cartão de visita que abriu o novo Taverna Del Mar, winebar que fica no subsolo do quiosque Gávea Beach Club.

O restaurante é acessado por uma escada no calçadão, que nos leva a uma porta preta. Algumas batidas e somos recebidas pelo simpático Maurizio Ruggiero, italiano de Nápoles que comanda, ao lado da esposa Jolanda, tanto a Taverna, como o quiosque. Com decoração que nos remete a tavernas espanholas, o local - que já funcionou como uma boate - nos faz esquecer que estamos sob as escaldantes areias cariocas.

O projeto do arquiteto Antonio Violante foca em móveis rústicos de madeira com paredes de azulejos. A vitrine de queijos e embutidos e a adega com espaço para 260 garrafas enchem os olhos. No cardápio, Maurizio explica que a cozinha está preparada para fazer cerca de 400 receitas, mas elas não são servidas ao mesmo tempo. Tudo depende da semana, do evento e da sazonalidade dos ingredientes.

Peixe La Bilbaína sobre cama de batatas e azeite em porção para duas pessoas

Em nosso jantar, começamos com a porção de croquetes de jamón e gorgonzola e uma bruschetta de caviar de berinjela e jamón pata negra. E poderíamos ficar só nos petiscos acompanhados de vinho mas, como estávamos atrás da experiência completa, aceitamos as sugestões para jantar. O peixe La Bilbaína, que leva uma cama de batatas com sal, pimenta e azeite, vem fervilhando na panela, perfeito para dividir (R$ 99, serve 2). Outra ótima pedida é o Bife Txistu, um chuletón que vem acompanhado de legumes para ser frito na hora na chapa quente que chega à mesa (R$ 120, serve 2).

A Taverna Del Mar está em esquema de soft opening e, nas quartas, têm rolado jazz para animar a noite. Um perfeito bunker cultural e gastronômico para quem quer fugir por umas horas do corre-corre da superfície.

Taverna Del Mar
Av. Atlântica s/n (QL 9/10), Leme
De terça a domingo das 19h à meia-noite
Tel.: (21) 9932-21551

veja também

by mg studio