Tempero brasileiro na Taschen: Simone Klabin lança 'Food & Drink Infographics' - Agenda CariocaAgenda Carioca

publicidade

Tempero brasileiro na Taschen: Simone Klabin lança ‘Food & Drink Infographics’

Onze entre dez admiradores de arte têm ou já desejaram ter um título da Taschen em casa. E agora temos um motivo a mais para isso: Simone Klabin assina a primeira obra de uma brasileira na badalada editora alemã, que sempre capricha nos livros de encher os olhos. Trata-se do Food & Drink Infographics, um livro de infográficos totalmente dedicado ao universo da gastronomia.

A carioca Simone Klabin, radicada em Nova York há duas décadas, compilou um grande número de infográficos que foram publicados em livros, jornais e revistas e juntou a eles novas artes criadas por designers independentes e por companhias com interesse em divulgar seus produtos. “Eu olhava por toda a parte na expectativa de encontrar mais imagens interessantes. Às vezes, me deparava com um gráfico que jamais poderia ter imaginado, como por exemplo o gráfico em forma de um mapa de metrô (Greater Food Culture), representando pessoas atuantes em diversos setores da indústria dos alimentos. Meu trabalho foi garimpar e compilar as imagens, selecioná-las, organizá-las, e finalmente, fazer a pesquisa de textos, e escrevê-los”, explica Simone.

Mas como uma advogada com mestrado em cinema decidiu assinar um título sobre gastronomia? “A comida permeia a existência de todos nós”, define a autora, que compilou em Food & Drink Infographics um grande passeio pela história da gastronomia.”Sou muito ligada em comida e adoro receber os amigos em casa, além de ser curiosa sobre livros de receita. Naturalmente, me ocorreu a ideia de que um livro de infográficos totalmente dedicado ao universo da gastronomia poderia ser interessante. Eu conhecia um dos editores da Taschen, então propus a ideia. Ele, por sua vez, levou o projeto para o dono, Benedikt Taschen, que é quem decide sobre absolutamente todos os títulos. Dei muita sorte porque ele gostou do projeto e topou fazer o livro”, conta.

Mais do que um livro para designers ou entendidos do mundo gastronômico, o título tem potencial para agradar uma faixa bem larga de leitores, pois aborda desde alimentos diversos, ao preparo e serviço, até as bebidas, alcóolicas ou não. Na obra é possível encontrar, por exemplo, artes com o tamanho certo do bolo de casamento para cada festa, um compilado de diversos tipos de queijo, receita de chilli, além de toques bem brasileiros, como um infográfico dedicado ao nosso arroz e feijão de todo dia e ao querido brigadeiro. “Fico muito orgulhosa de ter um livro publicado pela Taschen, e de poder imprimir um pouco de tempero brasileiro ao catálogo da editora”.

E, no fim de tanto trabalho, Simone Klabin ainda acha espaço para eleger suas páginas preferidas, como os gráficos de corte de carne (foto abaixo, p.122 &123) e o de coquetéis (pp.440 & 441). “Outros gráficos me agradam porque são informativos, úteis, surpreendentes ou divertidos. Por exemplo o mapa da origem dos alimentos (pp.182 & 183), gráficos de equivalências (p.131, p.298), gráfico de substituições para preparo de bolos, pães ou biscoitos (p.256), ou o gráfico de como pôr a mesa, e sobreviver `a temporada das festas (pp.314 & 315)”.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *