Bar temporário é sensação do Arpoador - Agenda CariocaAgenda Carioca

publicidade

No Banner to display

Bar temporário é sensação do Arpoador

Desde que o restaurante Azul Marinho saiu de cena no fim de 2014, um outro burburinho tratou de se formar na concorria pontinha de Ipanema. A estrela da vez é o Temporada no hotel Arpoador Inn, espaço descolado que já integra o hall dos bem sucedidos bares de hotel da cidade.

Como o nome sugere, o Temporada é uma espécie de pop up bar, que só fica por ali até que o hotel inicie uma reforma completa em setembro. Enquanto o gerente Daniel Gorin decidia o que faria com o espaço, o chamariz inicial foi o café da manhã que, além dos hóspedes, acolheu os cariocas com um buffet farto e delicioso. Por R$53 você pode degustar sanduíches caprichados, pães, frutas, sucos e ainda uma série de receitas para dar um gás antes da praia como as tapiocas e o ovo poche feito na hora. E o melhor: de cara para o mar!

Temporada_Cafe da manha_cre dito Rodrigo Azevedo (2)

A partir de 12h entram em cena as opções assinadas pelo chef Christian Garcia, argentino gente fina que assume também o Quitéria, restaurante do hotel-irmão, Ipanema Inn. Os anos de experiência em cozinhas mundo afora renderam ao Temporada um cardápio enxuto que reúne técnica e frescor. Com uma criatividade que parece não ter fim (vide cardápio das duas casas), Christian ressignifica uma série de ingredientes brasileiros descobertos ao chegar no país. Apesar de a pegada da casa não ser a gastronomia brasileira, e sim contemporânea em geral, poucos são os pratos – do couvert à sobremesa – que passam sem um toque brasuca. Um bom exemplo é o saboroso magret de pato, minha (excelente) pedida que acompanha cogumelos e chalotas em redução de jabuticaba. Os frutos do mar, grande atração do restô também entram na onda. O “peixe do dia” depende da estação, mas o risoto de cupuaçu cai bem com todos eles. Aliás, para os fãs das delícias do mar, um pedido sem erro é o Sortido de frutos do mar, uma seleção com o melhor do dia que chega à mesa linda e bem servida. Na galeria, uma seleção de delícias para você ficar com um gostinho.

Para acompanhar, vá de bons drinks! A carta de drinks da casa é uma das melhores surpresas dos últimos tempos. A encarregada de dar um up no no bar foi Sandra Mendes, referência da mixologia carioca. O hit criado por Sandra foi o drink Aplausos, feito com cachaça Yaguara, shrub de morango feito por eles, sou de laranja, manga, limão, frutas desidratadas e angostura. O resultado é um drink nos tons do pôr-do-sol mais aplaudido da cidade. As referências ao Apex não param aí. Tem drink Ilhas Cagarras, Arpão e o divertido Iemanjá devolve pro Mar, que inclusive é servido em uma garrafinha tão fofa, que está à venda na casa. E se o clima for de esquenta pré-night, o shot Pirata é a boa pedida, com direito a frutas caramelizadas na hora para acompanhar. Eu avisei que a carta era um capítulo à parte. E me apeguei tanto, que “surrupiei” a receita do clericot arrebatador da casa feito com tomilho e maçã verde. Apeguei ao bar temporário, e agora? (via MARIANA BROITMAN)

IMG_2104

Clericot Stand Up Paddle 
Não é todo dia que vemos um clericot à base de tomilho, certo? Especialmente porque a receita de Sandra Mendes é preparada com um xarope de tomilho criado por ela. O barman Emanuel Viana me ensinou o passo-a-passo.

Xarope de tomilho
Em um recipiente que não seja de plástico ou metal, coloque um ramo pequeno do tomilho e coloque um litro de água fervente por cima para preparar um chá. Deixe em infusão por uma hora, coe e beba. Aliás, a receita é uma boa por si só, já que o tomilho é cheio de benefícios para a saúde! Mas sigamos. Enquanto isso, ferva água com açúcar até que ele fique bem transparente e forme o xarope, que o barman chamou de “xarope simples”. Misture e au revoir, deixe ele no cantinho para incrementar o seu clericot.

Para preparar uma jarra de 500ml, como Sandra serve no temporada, acrescente meia garrafa de espumante mais meia lata de Scweppes Citrus. Acrescente rodelas de maçã verde e xarope à gosto.

TEMPORADA
Rua Francisco Bhering 65, Arpoador
Tel: (21) 2523 0066
De segunda a domingo das 7h à meia-noite.

 

 

 

 

3 Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *