Musa do carnaval de rua carioca, Raquel Potí abre novas oficinas de perna de pau - Agenda CariocaAgenda Carioca

publicidade

Musa do carnaval de rua carioca, Raquel Potí abre novas oficinas de perna de pau

Outubro nem começou e a nossa cabeça já foi parar lá no Carnaval do ano que vem. Tudo porque uma das maiores musas do carnaval de rua carioca, Raquel Potí, acaba de anunciar a nova temporada da oficina de perna de pau.

Caiçara, nascida numa vila de pescadores em Pedra de Guaratiba-RJ, aos quatro anos de idade assistiu a Folia de Reis passar na travessa onde morava e lembra que foi nesse momento que despertou seu encantamento pela arte popular. Figurinha carimbada da nossa festa, Potí é atriz, educadora, acrobata, brincante e artesã. Só este ano, ela animou 17 blocos em fevereiro, e para o ano que vem já está confirmada em comissões de frente de quase dez, além de ser responsável pelas alas de perna de pau de blocos icônicos como Cordão do Boitatá, Carmelitas, Monobloco e Pérola da Guanabara. Ou seja, é bastante dela a culpa do que a princípio era visto como mais uma opção de acrobacia ou mesmo exercício – muito equilíbrio e perninhas torneadas vem no pacote -, ter se tornando uma espécie de manifesto na cidade.

Em parceria com o bloco da Terreirada Cearense – festa/projeto do cantor, compositor e brincante Geraldo Junior -, durante os meses de outubro, novembro e dezembro, a Praça São Salvador e os Jardins do MAM serão ocupados por foliões de todas as idades – a partir de 6 anos já para aderir ao acessório – com o mesmo objetivo: aprender e praticar a arte de andar sobre pernas de pau e participar da Brincadeira de Carnaval do bloco, que já está marcada para o dia 10 de fevereiro.

A oficina também propõe brincadeiras e a criação de um espaço de diálogo, experimentação e confiança através de investigação de possibilidades com as pernas de pau e estudos de movimentos coletivos. Afinal, é preciso culhão para encarar o metro extra! Também entra na mira de Potí o fomento da ocupação de espaços públicos com arte e fortalecimento das comunidades.

Bom, quem animar já pode colocar na agenda: as oficinas acontecerão sempre às quintas-feiras, de 19h às 21h, na Praça São Salvador, e aos sábados, das 14h às 16h no Aterro do Flamengo, e todo o material usado durante as aulas – pernas de pau, meias e joelheiras – são oferecidas pela produção da oficina. Mas como de costume, as vagas são limitadas e é preciso garantir a sua o quanto antes pelo telefone (21) 995326609 ou pelo email [email protected]m.

QUINTAS-FEIRAS

Praça São Salvador – 19h às 21h
Out.: 05, 19, 26 | Nov.: 09, 23, 30 | Dez.: 07,14, 21
Em caso de chuva, as aulas serão remarcadas

SÁBADOS

Jardins do MAM – 14h às 16h
Out.: 07, 21, 28 | Nov.: 11, 18, 25 | Dez.: 02, 09, 16
Em caso de chuva, as aulas serão transferida para o pilotis do MAM

Mariana Broitman

Responsável por levar a Agenda Carioca para o universo digital, desde 2012 a jornalista Mariana Broitman divide com a Antonia a missão de pesquisar e experienciar o que o Rio tem de melhor. Curiosa e apaixonada pela Cidade Maravilhosa, se dedica a apresentar - e descomplicar - o que há de mais autêntico, sempre de olho em novos projetos e talentos.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *