Art of the Brick: esculturas feitas em LEGO voltam ao Rio - Agenda CariocaAgenda Carioca

Art of the Brick: esculturas feitas em LEGO voltam ao Rio

Perdeu a chance de conferir a The Art of the Brick? Visitada por 330 mil pessoas desde que está no Brasil, a mostra foi um sucesso no Museu Histórico Nacional e agora volta para uma temporada no Village Mall. Lançada em abril de 2007 na Pensilvânia, a exposição já passou por mais de 80 museus e espaços de arte nas principais cidades do mundo e traz 83 esculturas criadas com mais de um milhão dos blocos LEGO pelo artista Nathan Sawaya.

Apesar da marca ter lugar cativo no universo infantil desde o seu lançamento, ainda na década de 1930, a série de Nathan não se restringe aos pequenos. Prova disso são suas releituras de clássicos como O Pensador, de Rodin, O Grito, de Edvard Munch e O Beijo, de Gustav Klimt, além de obras criadas por ele, entre elas, uma homenagem ao “rei” do futebol, Pelé. Mas claro, a criançada também encontra os seus “ícones”, como o gigantesco Tiranossauro Rex, de 1,80m. Diga-se de passagem, uma das esculturas que mais tomou tempo e peças do artista: foram mais de 80 mil peças de lego e um verão inteiro de trabalho.

O artista americano descobriu nos tijolinhos de brinquedo um instrumento artístico em 2002, e desde então, vem desenvolvendo obras divertidas e meticulosas, que brincam com cor, movimento, luz e perspetiva. “Eu uso esses brinquedos como meio, porque gosto de ver a reação das pessoas à arte criada a partir de algo com o qual estão familiarizados. Todo mundo pode relacionar-se com isso, uma vez que é um brinquedo que muitas crianças têm em casa e com o qual os adultos têm uma ligação sentimental”, explica. Em uma das obras, batizada de Building Red, ele mostra um homem repleto de curvas e expressões repondo as pecinhas caídas dele mesmo, e contou que ali quis representar os efeitos da nossa rotina desgastante: a vida nos arranca pedacinhos, e a gente segue se refazendo.

A exposição reserva uma área para crianças de todas as idades brincarem e construirem com os tijolos coloridos, além de atividades lúdicas com recreadores. A organização criou ainda um aplicativo gratuito com Audio Guide sobre a exposição, disponível nas plataformas Android e IOS. Vale a pena baixar antes de ir!

THE ART OF THE BRICK @ Village
De 21 de junho a 6  de agosto. De qua. a dom., das 13h às 21h
Av. das Américas, 3900, Barra da Tijuca
Ingressos: R$20 a inteira | Compre online

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *