"Tons do Rio" de Lilian Granado exalta as cores da Cidade Maravilhosa - Agenda CariocaAgenda Carioca

publicidade

“Tons do Rio” de Lilian Granado exalta as cores da Cidade Maravilhosa

Inspiração de pintores, cantores e poetas, as cores da Cidade Maravilhosa agora estampam as páginas do primeiro livro da fotógrafa Lilian Granado. (via MARIANA BROITMAN) 

Luzes, reflexos, flores, construções… Lilian Granado encontrou beleza na repetição que torna o Rio colorido. As 224 páginas de seu Tons do Rio formam o extenso degradê que reflete o dia-a-dia na cidade. Na obra, dividida em oito tons, um arco-íris surge no tímido início preto e branco até explodir no amarelo, indo desde frutas e legumes das feiras de rua aos pontos turísticos tradicionais, como Maracanã, Pão de Açúcar e Jardim Botânico, às praias, o carnaval, e a belas fachadas de importantes construções. “Tenho o hábito de sair todos os dias com uma câmera, onde quer que eu vá. Comecei a observar que cada lugar tem seu cheiro, seus sons e sua própria cor. Mas o Rio é diferente, tem todas as colorações”, diz a fotógrafa.

Para ter todo esse material minucioso, Lilian começou a registrar as imagens que a encantavam há mais de um ano. “Sou apaixonada pelo Rio e diante de tantas notícias ruins decidi buscar o que a cidade tem de bom. As cores aqui são muito intensas, a cidade tem uma luz incrível o ano todo”, explica. Com pinta de declaração de amor ao Rio, o trabalho já começa com o texto de apresentação, o fotógrafo e jornalista Frederico Mendes, marido de Lilian, que diz que “estar no Rio é ousar no uso da cor, estar no Rio é mergulhar na cor. Viver no Rio é transformar em amor eterno uma amizade antes apenas colorida”. A fotógrafa já prometeu levar o projeto de registrar a infinidade de cores da cidade adiante em novas edições. tons do rioAlém de ser um registro carinhoso que todo carioca vai querer ter em casa, o table-book é também uma ótima opção de presente. A novidade teve coordenação editorial de Luiza Figueira de Mello, da Réptil Editora e já está nas principais livrarias da cidade a R$ 80.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *