Bordado e poesia: a passagem do tempo e a arte de Paula Costa - Agenda CariocaAgenda Carioca

publicidade

Bordado e poesia: a passagem do tempo e a arte de Paula Costa

Nessa quinta-feira, 5 de outubro, a artista plática Paula Costa promete surpreender os cariocas com a nova individual Transborda, novidade que promete atrair curiosos ao Espaço Movimento Contemporâneo, no Horto. Dedicada a criar arte com matéria orgânica, a artista costura sobre frutas, verduras, flores e plantas, histórias pessoais e memórias que dão forma às inusitadas esculturas e instalações.

Diferente de um quadro ou instalação, nada ali foi feito para durar. Inspirando uma reflexão sobre a finitude e a passagem do tempo, as obras orgânicas sofrem transformações naturais e são finalizadas pelo tempo. Ao longo da mostra, acabam secando, apodrecendo e ganhando outra cara. Consequentemente, à exposição como um todo está sempre se modificando, e terminando. Formada em Comunicação e com uma carreira bem-sucedida na moda – tem nomes como Farm, BB Básico e Coca Cola Jeans no currículo, além de ter criado o saudoso Gavea Garage -, Paula encontrou na beleza do fim uma maneira de se relacionar com sua própria história, levando em conta ainda que perdeu os pais ainda jovem. “Tenho a sensação de estar falando as mesmas coisas, em todas as profissões que tive e a cada trabalho que realizei. Acredito na soberania da vida e que toda arte, por mais bela que pareça, ainda seja uma evolução de meras pinturas rupestres. Minha maneira de afirmar minha passagem pelo mundo é aceitando o tempo de duração das coisas”, afirma. Num processo criativo de contínuo desapego – às horas dedicadas à preparação de cada instalação e ao seu resultado final -, a arte de Paula assume vida útil como o “esqueleto” de seu propósito. E a fotografia se encarregada de congelá-la no tempo.

O trabalho completo pode ser visto na página www.paulacosta.art.br. A exposição, que tem abertura nesta quinta-feira, ficará em cartaz até o dia 20 de novembro, às quintas e sábados das 14h as 18h.

TRANSBORDA – PAULA COSTA
De 5 de outubro a 20 de novembro | Qui. e sáb., das 14h às 18h
Espaço Movimento Contemporâneo Brasileiro: Rua Fernando Magalhães, 273, Horto
Tel.: (21) 2274-8803

Mariana Broitman

Responsável por levar a Agenda Carioca para o universo digital, desde 2012 a jornalista Mariana Broitman divide com a Antonia a missão de pesquisar e experienciar o que o Rio tem de melhor. Curiosa e apaixonada pela Cidade Maravilhosa, se dedica a apresentar – e descomplicar – o que há de mais autêntico, sempre de olho em novos projetos e talentos.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *