Comida de museu: um roteiro gastronômico para brincar de turista - Agenda CariocaAgenda Carioca

publicidade

Comida de museu: um roteiro gastronômico para brincar de turista

Museus, galerias e centros culturais da cidade movimentam a cidade, não só com boas exposições, mas também com novidades para os foodies de plantão. São tantas opções diferentes, que decidimos listar as nossas preferidas para você casar com o seu próximo programinha cult. (por MARIANA BROITMAN) 

La Nave, o bistrô do Planetário

O mix de bistrô e bar chama a atenção pela localização emblemática. Enquanto a turma da PUC circula e as crianças brincam no parquinho, a “nave” decola com a sua cozinha artesanal contemporânea e uma carta de drinques que inspira o happy hour. O nome veio de E la Nave Va, longa de Federico Fellini que se desenrola a bordo de um navio onde a alta gastronomia e a boa música dão o tom. Que tal? Na cozinha do chef Daniel Pinho, tudo é feito na hora: pães, linguiças, massas, sorvetes… quando não, saem da horta própria. Até os drinques do Bruno Limah levam insumos preparados na hora. No cardápio, muitas opções de entradinhas para passar o tempo, como o nhoque de banana-da-terra ao cumaru com croûtons de bacon e shiitake fresco e o bolinho de abóbora com panko e miolo de gorgonzola. Para a hora principal, a sugestão do chef é o Risoto Navegante de frutos do mar, que leva abacaxi, curry da Nave e molho de ostra. Para completar, a carta de vinhos apresenta uma seleção do prestigiado sommelier Paulo Nicolay. Eta, novidade boa! Rua Vice-Governador Rubens Berardo, 100, Gávea. Tel.: (21) 3259-0255. Ter. a sex., de 19h às 00h; Sáb., de 19h até 01h.

Café da manhã o dia todo: Empório Jardim takes Instituto Moreira Salles

emporio jardim
Dois dos nossos programas preferidos na cidade unidos em um só. O café da manhã – ou da tarde, ou da noite – à beira da piscina do IMS já é um clássico que arrebata cariocas e turistas, mas andava meio desanimado. Com a chegada do Empório Jardim, o lugar bombou, já que a casa especializada em café da manhã chega por lá com seus pãezinhos de gruyere, os melhores ovos marroquinos da cidade e, claro, bons drinques servidos all day long! Leia mais aqui!

Alta Gastronomia ou sandubas gourmet? A ala gastrô do Museu de Arte Moderna

Colecionador de prêmios, o sofisticado Laguiole, restaurante comandado atualmente pelo chef Elia Schramm já figura entre os endereços must-go de cariocas e turistas. No entanto, o BarMAM, anexo ao espaço de eventos, também guarda opções deliciosas. Bem mais descontraído e muito aconchegante, o lugar é um pequeno refúgio e oferece um cardápio inventivo do mesmo Elia do Laguiole, que arma opções para uma pausa em meio à correria do dia a dia. Os sanduíches são o forte, e os destaques são o vegetariano, preparado com hummus, coalhada, berinjela e abobrinha grelhada, e o de lombinho suíno com chutney de abacaxi, cebola crocante e alface americano. Para acompanhar, cervejas, drinques, chás, chocolates, capuccinos e, claro, a exposição da vez. Av Infante Dom Henrique 85, Parque do Flamengo. Tel.: (21) 3883 5600. Ter. a dom, das 12 às 18h.

Gastronomia em prosa e verso, o restaurante & café do CCBB

É difícil conseguir um lugar no disputado bistrô do Centro Cultural Banco do Brasil, mas a espera compensa. Sob comando da dupla a frente da Prima Bruschetteria, Erik Nako e Cristiano Lanna, o cardápio brasileiro com toques mediterrâneos é servido dentro da Livraria da Travessa, e traz opções do café da manhã ao jantar distribuídas nos capítulos Sua Versão, opção para combinar uma proteína e um acompanhamento, e o Nosso Verso, que reúne receitas especiais dos chefs. Mas cientes de que é no fim de semana que a prosa se estende, a dupla armou um programa diferente: uma feijoada toscana, servida apenas de sexta a domingo. Feijões brancos, carnes de porco e boi, ervas frescas e tomate, servida com arroz, couve frita, farofa crocante e laranja. E o preço é interessante: a porção, para duas pessoas, custa R$ 69. Outros hits são o Croque Meu Senhor, misto gratinado de carne seca acebolada e queijo meia cura e o Oincbúrguer – servido o dia todo -, de porquinho com queijo Canastra no pão de mandioca, servido com fritas mistas e goiabada-balsâmico. Ótimas pedidas para casar com a exposição Entre Nós, que a gente já falou sobre aquiRua Primeiro de Março, 66, Centro. Tel.: (21) 2263-8115. Qua. a seg., das 12h às 20h. 

Crepes e galletes à moda Bretã na Casa França Brasil

Sucesso desde a sua inauguração em 2015, a Crepe Nouveau, empreitada do chef francês Olivier Cozan, já tem lugar cativo nessa lista. Com vista da varanda para a Candelária, a proposta é um charme: um cardápio de galettes, crepes salgados à moda da Bretanha, terra natal de Cozan, crepes doces e saladinhas atende os paladares da manhã a noite. Entre as galettes, opções como a Montanha, com linguiça de cordeiro, cebola caramelizada e queijo minas e o super complete, que leva presunto cozido, emmental, ovo, molho prevençal e champignon parisiense. Na ala dos doces, perdição: maçã caramelizada com canela e caramelo ao flor de sal de Guérande, uma versão Mineira, com doce de leite artesanal, amêndoas e queijo minas. Aliás, a surpresa mesmo foi ver ele “cariocando” a ala com um recheio de brigadeiro com chocolate belga 70%. Oh, lala! Rua Visconde de Itaboraí, 78, Centro. Tel.: (21) 2263 6214. Seg. a dom., das 10h às 20h. 

Mariana Broitman

Responsável por levar a Agenda Carioca para o universo digital, desde 2012 a jornalista Mariana Broitman divide com a Antonia a missão de pesquisar e experienciar o que o Rio tem de melhor. Curiosa e apaixonada pela Cidade Maravilhosa, se dedica a apresentar - e descomplicar - o que há de mais autêntico, sempre de olho em novos projetos e talentos.

7 Comentários

  1. Vera Maria Sperandio Rangel
    25 de julho de 2016

    Parabéns, iniciativa maravilhosa e necessária!

    Responder
  2. Vania Cristina Saldanha
    25 de julho de 2016

    Excelentes dicas! Obrigada.

    Responder

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *