Venga Taberna aquece a programação noturna do Jardim Botânico - Agenda CariocaAgenda Carioca

publicidade

Venga Taberna aquece a programação noturna do Jardim Botânico

Primeiro vieram as tapas clássicas, e o ¡Venga! trazia para o Rio – 2009 ao Leblon e 2010 a Ipanema -, a informal proposta espanhola de pequenos pratos para compartilhar. O lugar caiu rapidamente no gosto dos cariocas, que desde então mantém os dois endereços constantemente lotados. Este ano, a proposta ganhava novos ares com o ¡Venga! Chiringuito, que levou à famosa Avenida Atlântica o modelo de restaurante inspirado nos existentes no litoral da Espanha. Lá, além das consagradas tapas, são servidas opções de arroces e fideuás preparados à vista do cliente em quatro estacões de paellas – e ainda ganharam uma bossa com sucos frescos e sangrias engarrafadas para quem quiser beber na areia.

Três é demais? Claro que não! Aí vem a quarta unidade do Venga, e a mais diferente. Primeiro, porque troca o entorno praiano pela sombra e água fresca do Jardim Botânico. A rua Visconde de Carandaí foi a eleita. Aliás, a esquina dela com a Lopes Quintas, de longe o ponto mais fervido do bairro: está cercado pelo elegante Gabinete Duilio Sartori, pelo Lorenzo Bistrô, Casa Soma, Dona Coisa e pela badalada oficina de culinária Prosa na Cozinha. Isso além de, na própria Visconde de Carandaí, ser vizinha do hypado co-working Casa XX. Que tal?

Com projeto de Chicô Gouvêa e iluminação de Maneco Quinderé, o novo ¡Venga! remonta uma autêntica taberna espanhola com um ambiente mais rústico que os demais, mas com a mesma atmosfera informal e acolhedora. “As tabernas são instituições seculares na Espanha, mas há uma tendência muito forte de novas casas que seguem esta proposta diante de uma ótica mais moderna. E é isso que queremos fazer. Nossa Taberna será informal, como todas as nossas outras casas, mas o conceito estético e as ofertas do cardápio seguirão a proposta bem original”, explica o proprietário Fernando Kaplan.

Com poucas semanas de aberto, já é difícil conseguir mesa na nova taberna, e virou comum ver uma turma dividindo sangrias e tapas na calçada. Ou ainda o chope Estrella Galicia, exclusividade da casa. O cardápio desenvolvido pelo chef Nery Owczarzak traz novidades como a seleção de Tostas, torradas servidas em cinco sabores diferentes, entre eles o delicioso tatar de filé mignon, ou sollomilo, coberto por uma gema perfeita; a seção de Concervas e a da Charcutería que oferece uma boa variedade de queijos e embutidos fabricados pela Pirineus, empresa dedicada à elaboração artesanal de produtos embutidos típicos da gastronomia espanhola. Entre eles, o Jamón Bellota com 36 meses de cura, exclusividade da casa. Por fim, vem a ala En la Brasa, que traz opções de peixes e carnes grelhados no carvão vegetal.

Alguns hits do Bar de Tapas ganharam espaço no cardápio do Taberna, como o Pan com tomate e o Gazpacho. O Huevo Loco, um clássico do !Venga!, ganhou uma versão “turbinada”, o Huevo Loco 2.0, que ao invés de um purê é servido com uma batata mais leve, como uma espuma. A clássica croqueta da casa também ganhou versão exclusiva de polvo com tinta de lula. O chef também resgatou o bolo de aniversário do Volta, uma das sobremesas mais pedidas do antigo restaurante do grupo, com sabor caseiro e calda de brigadeiro.

O grande diferencial da carta de drinques é o vermute, desenvolvido na própria casa com consultoria do espanhol Juan Aragonés. Com uma proposta bem peculiar que traduz o espírito do bar e o clima carioca, o vermute servido na casa é suave, leve e refrescante. O preparo é com uvas Viura e Macabeo, que passam por um processo de redução antes de se misturar com as especiarias, ervas finas, licor de frutas vermelhas, caramelo demerara, álcool de cereal e água.

¡VENGA! TABERNA
Rua Visconde de Carandaí, 5, Jardim Botânico
Tel.: (21) 3502-4123
Diariamente das 18h às 00h

Mariana Broitman

Responsável por levar a Agenda Carioca para o universo digital, desde 2012 a jornalista Mariana Broitman divide com a Antonia a missão de pesquisar e experienciar o que o Rio tem de melhor. Curiosa e apaixonada pela Cidade Maravilhosa, se dedica a apresentar - e descomplicar - o que há de mais autêntico, sempre de olho em novos projetos e talentos.

Um comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *