Zé Dassilva abre sua primeira mostra com desenhos sobre o Rio - Agenda CariocaAgenda Carioca

publicidade

Zé Dassilva abre sua primeira mostra com desenhos sobre o Rio

Abre nesta quarta-feira, 3, a mostra “A obsessão do desenho”, do roteirista e cartunista Zé Dassilva. O Rio de Janeiro ganha destaque através de cenas do cotidiano e dos costumes do carioca, mas não só: entre as obras selecionadas há, também, países por onde o artista viajou registrando não só os ambientes, mas também os estilos de vida de cada local, através de quadros criados na Itália, Alemanha, Inglaterra, Escócia e Estados Unidos, além de imagens de Santa Catarina, seu estado natal. “Por ser a primeira exposição de Zé Dassilva no Rio de Janeiro, decidimos mostrar um pouco de cada um dos estilos que ele explora”, diz Catarina Lins, curadora da mostra.

Roteirista de séries e novelas na TV  Globo desde 2000 e atualmente na equipe de Aguinaldo Silva em “O Sétimo Guardião”, Zé Dassilva possui mais de 30 cadernos com desenhos que fez pelas ruas de diferentes locais. As obras fazem parte de uma linguagem chamada Urban Sketch, em que os desenhos são criados tendo como base locações de cidades por onde os artistas viajam ou vivem. Os desenhos dessa exposição foram ampliados em reproduções Fine Art numeradas e assinadas, e estarão emolduradas na parede, enquanto os sketchbooks com as artes originais serão exibidos em mesas de vidro.

A parte de vídeo também trará trabalhos ilustrados de Zé Dassilva feitos para a TV, em que criou vinhetas e charges animadas para a Globo, o Canal Futura e o SporTV. O destaque é a série “Conhecendo os Presidentes”, ilustrada por ele para o Futura em 2014. As TVs exibirão ainda vídeos tutoriais.

Os quadros expostos estarão à venda, além de prints em Fine Art numeradas e assinadas pelo autor. Para celebrar a exposição, foi desenvolvida em parceria com a papelaria Cícero uma série de cadernos em capa dura com ilustrações de Zé Dassilva na frente. Eles também estarão à disposição dos visitantes da exposição, que ficará aberta no IED Rio, na Urca, até o dia 30 de abril, de segunda a sexta das 11h às 22h, e aos sábados das 9h às 17h. O evento de abertura para convidados será na noite do dia 2, após palestra do autor para os alunos do IED, às 19h30.

A OBSESSÃO DO DESENHO’, DE ZÉ DASSILVA
Local: IED Rio – Istituto Europeo de Design (Av. João Luís Alves 13, Urca)
Telefone: (21) 3683-3786
Visitação: De 3 a 30/4 de segunda a sexta, de 11h às 23h. Sábados das 9h às 17h

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *