Arte & Cultura, Carnaval, Destaque

Camarote Portela faz homenagem a Milton Nascimento e dá spoiler do desfile

Por Alessandra Carneiro | Publicado em 27 de fevereiro de 2025

A Portela promete emocionar na Avenida e também dentro de seu camarote. Assim como o enredo de seu desfile, a cenografia será uma grande homenagem a Milton Nascimento. Com direção criativa de Julia Paula; e arquitetura e cenografia de Bárbara Boy e Izabela Crescembine, o espaço será imersivo, com gravação do coral infantil Canarinhos de Petrópolis logo na entrada, passando por uma homenagem com ao álbum censurado “Milagre dos Peixes”, e seguindo com detalhes cheios de simbolismos sobre a vida e carreira de Bituca. Entre as surpresas, as artes de Bea Machado retratando Milton e grandes personalidades da Portela que também serão exibidas na Avenida durante o desfile.

Confira os destaques:

Canarinhos de Petrópolis

A proposta do camarote é proporcionar uma vivência 360°, envolvendo o público por meio de sons, imagens e até mesmo aromas. Logo na entrada, o coral infantil Canarinhos de Petrópolis entoa clássicos de Milton, como Ponta de Areia, Cio da Terra e Canção da América, criando um ambiente de conexão e emoção. Para intensificar a experiência, um aroma especial foi desenvolvido para envolver os foliões, reforçando a atmosfera do espaço.

GARANTA SEU INGRESSO COM DESCONTO PARA O CAMAROTE PORTELA USANDO O CUPOM AGENDAPORTELA

'Milagre dos Peixes'

O álbum censurado de Milton na ditadura ganhará um espaço assinado pelo artista plástico Yhuri Cruz. Em meio a um camarote azul, o ambiente se transforma em preto e branco, com uma parede de duas camadas: uma impressão em tecido com trechos do álbum e, sobre ela, uma lona acrílica exibindo os versos vetados. A arte gráfica inspirada na boca de tubarão do disco completa a instalação. "Foi audacioso demais. A gente precisa, de fato, desse silêncio, dessa parede, dessa pausa de cores”, diz Julia Paula.

LEIA TAMBÉM:
- Camarotes da Sapucaí 2025: chefs elevam os sabores do carnaval carioca

Azulejaria que conta história

Até os banheiros do camarote se tornam uma obra de arte pelas mãos da artista gráfica Ana Clara, que imprime em azulejos a trajetória da Portela e de Milton Nascimento. Com influências portuguesas e elementos do subúrbio carioca, sua criação une tradição e modernidade, transformando um espaço funcional em um ponto de contemplação dentro do evento.

'Passa o trem azul'

O artista plástico Elpídio Barreto Lisboa, conhecido como Maradona, traz uma peça carregada de história e significado. Inspirado pelo trem da capa do álbum Milton, ele criou uma escultura de 220 metros de comprimento, feita com peças recicláveis, como motores de carro e peças de computador. A ligação entre Maradona e Milton vai além da arte: após anos sem falar com o irmão, que faleceu, Maradona escreveu no caixão dele um verso de Canção da América: "Qualquer dia, amigo, eu volto a te encontrar". Anos depois, ao reencontrar sua sobrinha, filha desse irmão, descobriu que ambos tinham tatuado a mesma imagem: o trem da capa do álbum de Milton. "Esse trem tem um peso não só para o Camarote, por ser azul, que está na letra do enredo e tudo mais, mas é um trem com muito significado por contar a história do Maradona com o irmão. E nós estamos levando o trem pra dentro do camarote”, diz Julia.

Congado: tradição e cultura popular mineira

O artista Márcio Cintra traz para o camarote uma homenagem ao Congado, festa folclórica típica de Minas Gerais, conectada à história de Nossa Senhora do Rosário e do Rei do Congo. Essa será a área mais colorida do camarote, com pinturas que retratam personagens reais da festividade, além de elementos típicos, como fitas e acessórios utilizados na celebração, reforçando o elo entre a cultura mineira e o samba da Portela.

Celebração do subúrbio carioca

A artista Bea Machado, conhecida por suas pinturas em caquinhos e mosaicos, é responsável por retratar grandes personalidades da Portela e de Milton Nascimento no camarote. São nove obras, que também serão exibidas na Avenida durante o desfile, que estarão expostas no buffet do segundo pavimento, criando uma conexão visual entre a arte urbana do subúrbio e o universo azul e branco da escola.

Quer viver essa emoção de perto?
GARANTA SEU INGRESSO COM DESCONTO PARA O CAMAROTE PORTELA USANDO O CUPOM AGENDAPORTELA

SAIBA MAIS:

O Camarote Portela um dos espaços mais concorridos da Sapucaí. Seu ingresso dá direito a uma das melhores localizações, além de serviços de open bar e buffet liberados do início ao fim do evento; e shows de grandes nomes do samba realizados nos intervalos dos desfiles. Também está incluso transporte de ida e volta, saindo do meeting point localizado no Hotel JW Marriott Copacabana, onde também é possível retirar seu ingresso e customizar seu abadá.

Com curadoria musical Mango, a programação conta com Criolo na “Sexta-Abre Alas”, junto a Samba da Volta, Bateria da Portela, os DJs Tropicals e Mango DJ Set. No sábado, o palco receberá a diva da MPB Roberta Sá, a Velha Guarda da Portela, a Bateria da Portela e DJ residente. Domingo é dia de Mariene de Castro, Cacique de Ramos e mais. Jorge Aragão sobe ao palco na segunda-feira, dia 03; e na terça-feira de Carnaval, Teresa Cristina leva todo seu carisma, mesmo dia em que a Portela desfila na Avenida. Já o cantor e compositor Diogo Nogueira vai encerrar as no Sábado das Campeãs, 08 de março. O artista se une ao Elenco Show da Portela para fechar com chave de ouro o maior espetáculo da terra.

ATRAÇÕES:

28/02 - Sexta-feira: Criolo, Samba da Volta, Bateria da Portela, Tropicals, Mango DJ Set
01/03 - Sábado: Roberta Sá, Velha Guarda, Bateria da Portela
02/03 - Domingo: Mariene de Castro, Cacique de Ramos, Bateria da Portela
03/03 - Segunda-feira: Jorge Aragão, Bateria da Portela
04/03 - Terça-feira: Teresa Cristina, Bateria da Portela
08/03 - Sábado das Campeãs: Diogo Nogueira, Bateria da Portela

veja também

by mg studio