Arte & Cultura, Destaque, Mostra, Programe-se, Programe-se na Home

Ex-morador de rua faz sua primeira exposição em galeria de arte do Rio

Por Mylène Neno | Publicado em 20 de abril de 2023

Gravetos, linhas, rolhas, botões e chapinhas. O que seria descartado por muitos, para Marcelo Conceição é matéria-prima para criar sua arte autoral. Os materiais se transformam em obras arquitetônicas com uma simetria marcante, que começaram a chamar a atenção de marchands, curadores, galeristas e leiloeiros de arte no Rio de Janeiro. Há pouco tempo, Marcelo era morador de rua e catador de material reciclável. 

As peças encheram os olhos de Ana Maria Chindler, proprietária da Galeria Pé de Boi, à frente dos últimos preparativos para a abertura da exposição inédita 'Fragmentos Urbanos', marcada para 27 de abril, às 18h. São 85 peças, criadas por Marcelo Conceição e reunidas nos últimos três anos, desde a época em que a galerista encontrou o artista em uma rua do Centro do Rio, após o burburinho provocado por suas primeiras obras descobertas em um leilão.

LEIA TAMBÉM:

- Museu Histórico Nacional ganha visita ‘decolonial’ gratuita em abril

- ‘Studio Drift – Vida em Coisas’ mostra que tecnologia e natureza dão match

“Como eu poderia achar essa pessoa sem nenhuma outra informação a não ser que era um catador e que frequentava feiras de praças públicas. Muito vago, mas a sorte estava a meu favor.  Me avisaram que quem eu procurava parecia estar sentado na calçada da Avenida Rio Branco, com um estilete nas mãos afinando uma vareta”, recorda Ana Maria Chindler, que conseguiu encontrar Marcelo Conceição, vendendo suas obras nas esquinas cariocas para se sustentar.

Arte Popular Brasileira

Nas primeiras conversas, Ana convidou Marcelo a conhecer a galeria e obras de outros artistas contemporâneos. “A primeira pergunta que ele me fez foi se ele era um artista. Se seu trabalho era arte e se eu o comparava com os outros que expunham na Pé de Boi”, conta a galerista, que procurou valorizar o trabalho do então morador de rua. “Mostrei a ele o valor de suas peças. Não era possível aceitar qualquer remuneração. Sua obra tinha valor. Ele tinha que se sentir artista, se sentir criativo, se sentir criando. Um artista como ele não podia ficar na rua”.

Com a ajuda de alguns lojistas, Marcelo Conceição saiu das ruas para um apartamento em Niterói, cujo aluguel vem sendo pago com a venda de suas obras a marchands, galeristas e curadores. O Museu Janete Costa de Arte Popular, em Niterói, e o Museu do Pontal, no Rio, já guardam suas obras. E, agora, pela primeira vez, Marcelo Conceição reúne vários trabalhos à venda em exposição inédita na Galeria Pé de Boi, em Laranjeiras.

Desde 1985, a galerista Ana Maria Chindler percorre o Brasil em busca da diversidade da arte popular brasileira, montando exposições de artistas como Nino (João Cosme Felix da Silva), Izabel Mendes da Cunha, Ulisses Pereira Chaves, Noemisa Batista dos Santos, Manoel Eudócio, Família Graciano, Ilha do Ferro, Mestres de Alagoas e Willi de Carvalho, entre outros.  

SERVIÇO:
Exposição Fragmentos Urbanos - Marcelo Conceição
Abertura: 27 de abril (quinta-feira), das 18h às 21h.
Visitação: Até 28 de maio.
Segunda a sexta, das 10h às 19h; sábados, das 9h às 13h.
Galeria Pé de Boi (Rua Ipiranga, 55 - Laranjeiras)
Informações: (21) 2285-4395

veja também

by mg studio