Em Portugal, o mês de Santo Antônio, São João e São Pedro jamais passa em branco, e, junto com a comida, coisa boa que incorporamos dos nossos colonos foram as festas. Da celebração dos Santos vieram os nossos festejos juninos, coloridos por balões, bandeirinhas, exatamente como manda a tradição da terrinha. Para marcar o mês dos Santos Portugueses, o fim de semana do dia 10 a 12 de junho será de música, gastronomia, literatura e arte na rua. Ou melhor, na Praça XV, palco do desembarque da família real portuguesa no Brasil, em 1808, no Paço Imperial e no Centro Cultural Banco do Brasil, que estarão à caráter. “A ideia é proporcionar uma experiência completa, unindo tradição e contemporaneidade, em um fim de semana repleto de cultura que vai festejar com alegria as delícias de Portugal. Vamos fazer um festival multicultural que unirá passado e presente”, afirma Connie Lopes, idealizadora e curadora do festival no Brasil, que escolheu o dia 10 para abrir a festa por ser o dia de Portugal, de Luís de Camões e das comunidades portuguesas. Nesse dia, o Cristo Redentor estará iluminado com as cores da bandeira portuguesa.
A primeira edição da Festa dos Santos Populares Portugueses, vai reunir representantes da cultura pop portuguesa, como a banda Deolinda, grupo de música popular inspirado no fado, e o acordeão frenético de Rosinha, cantora que se destaca pelo humor nas suas letras. Mas como a ideia é armar um grande intercâmbio, o DJ MAM assume o set dos intervalos, a sanfoneira Lucy Alves, que ficou conhecida na última edição do The Voice Brasil e que atualmente está na novela das 21h da rede Globo, Velho Chico se apresenta junto de nomes como Nicolas Krassik e Cordestinos - mistura de música clássica e nordestina - e o Forró do Kiko. Já no 12, em homenagem a Santo Antônio, casamenteiro, a bigband Orquestra Imperial conduz o baile romântico dos namorados e promete ferver a Praça XV.
Em torno do palco, haverá barracas e foodtrucks com o melhor da gastronomia lusitana. Prepare-se para muitas sardinhas assadas na brasa, bolinho de bacalhau, a salada de bacalhau desfiado conhecida como punheta, as bifanas, ou sanduíches de porco bifanas, pastéis de nata e bacalhau... Difícil não encher a boca d'água! E para os entusiastas da gastronomia portuguesa, ainda rola um programa especialíssimo. O chef Alexandre Henriques do premiado Gruta de Santo Antônio, considerado um dos melhores restaurantes portugueses do país - e que a gente já apresentou aqui! -, conduzirá um workshop gratuito no Paço Imperial, e vai ensinar os cariocas a prepararem a sua versão especial da punheta de bacalhau. A aula rola no sábado, 11 às 16h, mas tem que chegar cedo porque é sujeita a lotação!
A programação traz ainda uma
exposição de Cascatas - maquetes que reproduzem a vida nas cidades -, onde o português José Carlos Amaral Fernandes fará uma representação do Porto, onde é detentor do prêmio de melhor cascateiro, enquanto o brasileiro Morrinho apresenta a sua maquete do Rio, e a literatura também terá vez na festa. O historiador brasileiro Laurentino Gomes, autor do livro “1808” e o historiador português Jorge Couto. Além disso, o
comediante do grupo Porta dos Fundos Luís Lobianco e o
ator Ricardo Pereira lerão poesia no palco. “Queremos mostrar o Portugal do passado, juntamente com a modernidade desse país que se projetou e continua se projetando”, diz Pereira. Alguma dúvida de que o evento é imperdível?
(por MARIANA BROITMAN)
PROGRAMAÇÃO
Sexta, 10, abertura do evento às 17h
Palco Praça XV
18h - Raízes Ibéricas com Victor Lopez e Lucas Trigueiro
19h - DJ MAM em Sotaque Carregado Português
21h - Deolinda
22h30 - DJ MAM em Sotaque Carregado Português
18h30 - Documentário Ba(p)tismo de Terra - Sala II
Sábado, 11, a partir das 14h
Palco Praça XV
16h - DJ MAM em Sotaque Português Carregado
18h - Forró do Kiko
19h - DJ MAM em Sotaque Português Carregado
19h30 - Rosinha
21h - Nicolas Krassik e Os Cordestinos
22h - Lucy Alves
22h30 - DJ MAM em Sotaque Carregado Português
Paço Imperial
15h - Workshop de culinária portuguesa com o chef Alexandre Henriques
16h30 -
Palestra Era uma vez Brasil com Laurentino Gomes e Jorge Couto
CCBB
15h30 e 18h30 - Documentário Ba(p)tismo de Terra - Sala II (a segunda sessão será seguida de debate com a diretora)
Domingo, 12, a partir das 12h
Praça XV
16h, 16h30 e 17h - Raízes Ibéricas com Victor Lopez e Lucas Trigueiro
19h - Baile dos Namorados com Orquestra Imperial e convidados
16h30 - Desfile Tradicional Português
17h30 - Poesia na Praça
Todos os dias:
Exposições Paço Imperial Cascata do Porto por José Carlos Amaral Fernandes e Rio de Janeiro por Morrinho visitação de 12h às 17h na sexta; sábado e domingo, das 12h às 19h;
Gastronomia Barracas e Foodtrucks - Praça XV – 17h/00h; sábado 14h/00h e domingo 12h/22h