Comer & Beber, Destaque, Novas Bossas
Francesca Sanci lança “O livro da cerveja”, um guia completo sobre a bebida
Por Alessandra Carneiro | Publicado em 8 de dezembro de 2022

Copa do Mundo combina com cerveja. Dezembro também. Calor, praia, verão… e pra completar ainda é semana de Mondial de la Bière, o maior festival cervejeiro do país. E no meio de todo esse cenário, a sommelière Francesca Sanci lança seu primeiro livro, cujo assunto não podia ser outro. "O Livro da Cerveja", da editoria Intrínseca, vem com gráficos espertos de Alexandre Lucas e Renata Steffen para combinar com as informações apuradas contidas ali. Um presente certo tanto para iniciantes como para iniciados, que traz desde a história da bebida, passando pelos mais variados estilos até chegar às harmonizações e receitas.
É como se fosse a versão cervejeira do "Wine Folly" (um dos mais conhecidos e referenciados guias de vinhos do mundo). Só que nosso, Made in Brazil, e organizado por uma mulher dentro de um meio que ainda privilegia os homens. "É aquele machismo velado de cada dia. Apesar disso temos grandes nomes da sommelieria, mestres cervejeiras e donas de cervejarias que compõem esse cenário e mostram para que vieram. Somos muitas hoje, não mais que os homens, mas o suficiente para ocuparmos os nossos cargos e incomodarmos aqueles que infelizmente desmerecem o nosso trabalho".

Com apenas 28 anos, Fran tem experiência de sobra no ramo das bebidas. Formada em gastronomia pela UFRJ e pós-graduada em Gestão de Negócios em Alimentação, ela é sommelière com especialização em bebidas, incluindo cerveja, vinho, destilados e coquetelaria. Entre as curiosidades do livro, está o aroma do lightstruck, um dos defeitos mais comuns oriundo da incidência de luz na cerveja, e que é descrito como sabor de "gambá e suor". "Curiosamente esse aroma é utilizado como algo benéfico em algumas cervejas, como é o caso da Heineken. Ficou na dúvida do que é? Pega uma cerveja com a garrafa transparente e deixe por 5 horas pegando sol da tarde bem quente. Depois gele e beba. Você sentirá bem esse sabor de 'gambá' que estamos falando".
E para quem vai ao Mondial de la Bière, uma dica: o estande da cervejaria Farra conta com a distribuição de alguns círculos de harmonização de "O livro da cerveja". Para guardar e consultar sem moderação! E por falar em degustação, qual o estilo preferido da Fran? "Nós somos pessoas de fases e com as nossas fases mudam os nossos gostos! Eu já bebi muitas IPAs e Stouts no geral. Hoje tenho preferido uma boa pilsen e as cervejas mais ácidas e refrescantes, como uma Catharina sour ou Gose, por exemplo! Inclusive super indico a Catharina Sour para aquelas pessoas que detestam cerveja, mas amam um bom vinho branco ou espumante. A chance de se apaixonar é grande".