'Mamãe, me conta uma história' usa a tecnologia para afastar as crianças da tela - Agenda CariocaAgenda Carioca

publicidade

No Banner to display

Mamãe me conta uma história

‘Mamãe, me conta uma história’ usa a tecnologia para afastar as crianças da tela

Que mãe moderna não vislumbrou em algum momento a ideia de criar seus filhos longe das telas de tablets e celulares? E vamos ser sinceras: quem conseguiu essa proeza que atire a primeira pedra! Mas mesmo com todas as facilidades – e vantagens – trazidas pela tecnologia, balancear o digital e o analógico sempre foi um desafio. E a pandemia colocou uma lente de aumento nesse problema. Famílias confinadas, crianças com poucas atividades ao ar livre, escolas fechadas, não teve jeito: de vilã, as telas viraram aliadas. Mas não há vista (ou perninhas agitadas) que aguentem tantas horas em frente ao computador. E nesse cenário surgem novas ideias que abraçam o melhor da tecnologia para trazer uma maior conexão com o mundo desconectado, como o projeto Mamãe, me conta uma história, de Paula Rebouças.

Durante os sete primeiros meses da pandemia, a publicitária ficou isolada com sua família na região serrana do Rio e começou a desenvolver atividades para entreter sua filha Isabela, então com 3 anos. “Comecei a inventar histórias curtas para nos ajudar com pequenos desafios do dia a dia, como por exemplo, a hora de comer verduras, lidar com emoções mais fortes e até deixar a chupeta. Acredito que abordando as questões de forma lúdica seja mais fácil lidar com os pequenos”. Paula percebeu, então, que os conceitos das historinhas estavam ficando na cabeça da Isabela, que sempre pedia para repeti-las várias vezes. “Comecei a gravar as histórias e mandar para filhos de amigas, que logo viraram meus fãs. Foi, então, que resolvi lançar o podcast, com histórias semanais, para ajudar as crianças a soltarem a imaginação”.

Leia também:
Tudo em um só lugar: Baby Biz chega para facilitar as compras para crianças
Mãe na Roda: plataforma reúne pais e especialistas em cursos sobre maternidade

Lançado oficialmente em novembro, o Mamãe, me conta uma história está disponível no YouTube e no Spotify, com mais de 30 histórias originais, todas aprovadas previamente por Isabela, hoje com 4 anos. “Sempre brinco que a minha filha é a minha editora-chefe. Além de me dar ideias e pedir temas específicos, ela aprova (ou não) as histórias antes de serem lançadas e, com isso, consigo fazer os ajustes necessários”. A ideia é apertar o play e deixar a imaginação fluir, longe das telas. “Em meio ao que estamos vivendo, não podemos condenar o aumento do uso de telas. Esse acabou sendo o recurso mais usado por quem não tinha outra opção. Eu mesma, que sempre controlei muito o tempo da minha filha, me vi nessa posição e quis criar uma solução para isso. O podcast é uma maneira das crianças soltarem a imaginação e trabalharem a criatividade. Desta forma, mesmo quem está sem tempo para se sentar com seus filhos e ler um livro, pode dar o play e “me deixar” contando historinhas para as crianças”.

E para ajudar nessa tarefa, Paula (e Isabela, claro) criaram a campanha #segundasemtela. Toda segunda-feira tem uma história nova no podcast para ajudar nesse processo. “Em uma determinada semana, uma seguidora comentou que na casa dela as segundas começam com história e sem tela (sendo a aula on-line a única exceção). Desde então, toda segunda-feira, eu estimulo os pais a pensarem em outras brincadeiras. Como incentivo, tem a minha historinha para ser escutada e sempre conto com a colaboração dos seguidores para mais sugestões do que fazer ao longo do dia. No primeiro momento, pode parecer difícil, mas, acredito que seja possível deixar as crianças pelo menos um dia por semana longe das telas”.

E aí, aceita o desafio?

“Mamãe, me conta uma história”
Onde ouvir:
YouTube e Spotify

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *