O #projeto da vez é sustentável. Vem saber tudo sobre o Menos1Lixo. - Agenda CariocaAgenda Carioca

publicidade

O #projeto da vez é sustentável. Vem saber tudo sobre o Menos1Lixo.

Dica para a turma que quer mudar o mundo, mas ainda não sabe: que tal começar abolindo o copo descartável da sua rotina?

Depois das ecobags adotadas nos supermercados, o próximo passo para quem quer diminuir a produção de lixo é um copinho retrátil, parte do projeto Menos 1 Lixo da carioca Fernanda Cortez. A ideia da empresária é “salvar o mundo como dá: um copinho de cada vez”, e foi fruto de todo um processo de branding que merece o destaque. Vamos do início: o projeto começou a tomar forma quando ela assistiu ao documentário Trashed: para onde vai nosso lixo – aliás, fica a dica para assistir. No longa, o americano Jeremey Irons mostra cenários impressionantes como a ilha de plásticos no Pacífico que chega a ter duas vezes o tamanho de São Paulo e a poluição das terras da Suíça, “terra das vaquinhas”, e seu impacto na produção de leite. Pesquisando, ela constatou que no Brasil uma parcela muito pequena do nosso lixo é reciclado de fato, e a pergunta passou a ser então: como produzir menos lixo?

A princípio, a ideia é simples: substituir copos descartáveis por um modelo reutilizável que você pode carregar consigo para onde for. E se você acha que não é do tipo que consome copinhos, vai ficar surpresa ao acompanhar o dia-a-dia de quem aceitou o desafio Menos 1 lixo. Academia, aniversários, reuniões, salas de espera – eles estão por toda a parte! Em uma semana, o diretor de marketing da Farm, André Carvalhal economizou 58 copinhos, a cantora e apresentadora Marcella Fogaça poupou impressionantes 75 copos e a recordista até agora foi a atriz Nanda Costa, que evitou o desperdício de 90 copinhos entre um take e outro no Projac. Animou? O copo de metal retrátil desenvolvido por eles é vendido aqui, mas o modelo já é conhecido da turma que gosta de acampar.

Na galeria, personalidades e celebs que já aderiram ao Menos 1 Lixo e registraram tudo via instagram. Vai ficar de fora? (via MARIANA BROITMAN)

 

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *