Comer & Beber

TerraNoble apresente novos vinhos com mudança ousada

Por Alessandra Carneiro | Publicado em 29 de abril de 2024

Termos como "Reserva" ou "Gran Reserva" significam imediatamente vinhos de qualidade, certo? Errado. Geralmente ligado a vinhos que passam por um tempo determinado em estágio de madeira, isso não é garantia de um bom vinho. Muito menos o fato do vinho ser jovem significa que ele seja inferior. Há muito mais detalhes entre a terra e a garrafa do que sonha essas vãs terminologias. Por outro lado, o produtor não gastará tempo e dinheiro no amadurecimento de vinhos de baixa qualidade em barrica, isso é óbvio. Então, quando falamos em vinhos Reserva é natural pensarmos em bebidas mais complexas. E quando no rótulo vem escrito Gran Reserva, isso remete a um período de amadurecimento ainda maior. De quanto tempo? Isso varia de região para região, pois cada país tem sua legislação específica.

LEIA TAMBÉM:
- Vinho na Vila retorna em maio em novo local e com ingresso VIP

Porém, quando pensamos no Chile, essa regulamentação é muito flexível, o que, de certa forma, criou uma banalização desses termos por lá. E para complicar ainda mais, por uma estratégia de marketing, foi criado o termo Reservado numa tentativa de valorizar os vinhos de entrada do país, levando o consumidor a ter uma falsa ideia de que há mais qualidade naquele produto. Mas, na prática, Reservado não significa absolutamente nada.

Percebendo que esses termos vêm se tornando triviais no mercado chileno, a vinícola TerraNoble ousou a lançar sua nova linha de vinhos, retirando os nomes Reserva e Gran Reserva de seus rótulos. "Estes são termos que pautaram a vitivinicultura chilena por muitos anos, mas, por já estarem banalizados, vêm sendo cada vez menos usados", explica Alejando Abarca, gerente geral da vinícola.

Reconhecida por seu trabalho pioneiro e autêntico no Chile, especialmente com a uva Carménère, a TerraNoble é vendida no Brasil pela importadora Decanter. São três novas linhas, chamadas de Civis, Azara e Algarrobo e cada uma delas expressa uma personalidade. Os rótulos Civis , provenientes dos Vales de Casablanca e Colchagua, representam vinhos frescos e frutados. Os vinhos Azara, do Vale do Maule, possuem mais robustez e complexidade. Já a linha Algarrobo traz vinhos com características de climas frios com influência da costa: frescos, frutados e vibrantes. O nome é derivado da árvore-símbolo do vinhedo do vinhedo da Terranoble no setor Las Dichas, no Vale de Casablanca.

Atualmente, a TerraNoble conta com 4 vinhedos nas regiões do Maule, Colchagua e Casablanca. Os rótulos podem ser comprados na importadora Decanter.

veja também

by mg studio