Dia das Crianças: cozinhar é a maior diversão! - Agenda CariocaAgenda Carioca

publicidade

Fiammetta_Oficina de Pizza_crédtio Lipe Borges Foto: Lipe Borges

Dia das Crianças: cozinhar é a maior diversão!

Quem disse que cozinha não é lugar de criança? Antes uma área proibida para os pequenos, hoje o espaço já é aberto para os minichefs, que contam com vários cursos. Tudo com muita orientação, cardápio adaptado e a maior segurança, claro! Mais do que fazer pratos elaborados, as aulas de culinárias para as crianças desenvolvem habilidades manuais, despertam maior interesse pela comida, estimulam hábitos saudáveis e ensinam sobre higiene, autonomia e responsabilidade. E de uma forma lúdica em que a cozinha vira a maior diversão.

Quem tem um pequeno chef em casa pode aproveitar o fim de semana das crianças para um presente muito saboroso. Até restaurantes renomados abriram espaço para a garotada. É o caso do Fasano Al Mare, que promove no sábado, dia 12, o “Chef Fasano Bambini”. Serão duas aulas, às 12h e às 14h, ministradas pelo chef italiano Nicola Fedeli. O cardápio é de respeito: tagliatelle porcini, tagliolini com fonduta de parmesão, papardelle com ragu bovino, ravióli com espinafre e ricota, e farfalle com tomate cereja. E enquanto os filhos sem divertem na cozinha, os pais podem se deliciar com um menu degustação (incluído na inscrição). Os participantes levarão para casa um Kit Chef com avental, caderno de receitas e rolo de abrir massa personalizados, produzidos em parceria com a marca de moda infantil Fábula.

No Fasano Al Mare, aula de massas vem com menu degustação para os pais

Ainda no quesito massa, a Ella e a Fiammetta apostam na paixão da criançada por pizzas. Na pizzaria do chef Pedro Siqueira os pequenos vão aprender todo o processo, desde a manipulação da farinha para virar massa, passando pela escolha dos ingredientes frescos da cobertura, até levar ao forno e degustar suas próprias criações. As oficinas acontecem no sábado, dia 12, no Massa + Ella, no Leblon; e no domingo, dia 13, na Ella Pizzaria, no Jardim Botânico, sempre ao meio-dia. A participação na aula custa R$ 20 por criança (a partir de 3 anos) e é necessário fazer inscrição pelo e-mail [email protected].

Na Fiametta, a oficina é mais simples, mas gratuita. Voltada para crianças a partir de 3 anos, a aula ensina a montar sua própria pizza e acontece no sábado, das 16h às 19h, nas casas do BarraShopping, Casa & Gourmet Shopping, Shopping Rio Design Barra e Via Parque. As inscrições devem ser feitas até o dia 11/10 pelo telefone da unidade de sua escolha.

Já as pequenas formiguinhas vão se amarrar na atração do Farinha Pura Experiência. Também no dia 12, a partir das 10h, a casa oferece aulas de confeitaria comandadas pelo chef confeiteiro Leandro Rosa. O curso será de cupcakes e é gratuito, com vagas limitadas por ordem de chegada. O Farinha Pura fica na R. Voluntários da Pátria 446/ Loja 1, Botafogo.

O Zona Sul também aposta nas aulas infantis. No dia 13 de outubro, o chef mirim Lorenzo Raviolli, ganhador do 1º Master Chef Jr. Brasil, dará uma aula com tema chocolate no Zona Sul do Leme (Av. Atlântica, 866) às 11h; e no Zona Sul Santa Mônica, na Barra (Av. das Américas, 8888), às 16h.

Já para quem leva a sério a arte de ser um mestre cuca mirim, o curso Les Petits Cordon Bleu da renomada escola de gastronomia, acontece no dia 11/10. Voltado para crianças de 8 a 12 anos, o aluno vai prepararum delicioso nhoque para compartilhar com toda a família. Mais informações pelo site oficial.

E quem gosta mais de comer (e fazer bagunça) do que aprender a cozinhar, a loja do Leblon da marca Brownie do Luiz comemora três anos e promete uma programação especial com música, bebidas e todas as variações do famoso quitute de chocolate. A festa, que também marcará o lançamento da edição limitada do Venenano Especial Outubro Rosa, acontecerá das 12h às 20h na Rua Cupertino Durão, 79 – loja B.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *