Dos muros para a moda: Rafa Mon lança coleção agênero - Agenda CariocaAgenda Carioca

publicidade

Favela Hype Rafa Mon

Dos muros para a moda: Rafa Mon lança coleção agênero

Davi: inspiração e modelo

Acostumada a pintar uma vida mais colorida e diversa em murais espalhados pela cidade, Rafa Mon agora estampa sua arte em peças de roupa. Sem deixar o ativismo LGBTQ+ de lado e mostrando que a moda pode ser democrática, a artista urbana lançou esta semana uma coleção agênero com dez peças entre vestidos, macaquinhos, camisas, entre outros modelos.

Reverenciada como artista urbana, Rafa Mon, na verdade, fez faculdade de moda e trabalhos como estilista, mas após se mudar para o Rio se redescobriu como artista plástica. “Eu costumo dizer que deixei a moda, mas a moda nunca me deixou. Mesmo mudando de ramo, meu trabalho sempre teve uma estética da bagagem que eu trouxe dos anos em que trabalhei com moda. Fazer uma coleção com minhas estampas é um desejo antigo e que só foi possível agora que estou trabalhando como artista. Gosto da arte democrática e que circula por diversos lugares, colocá-la em estampas, nas roupas, é concretizar isso”, explica.

As peças trazem estampas já famosas em seus murais. Entre os seus painéis mais famosos está o de 60 metros quadrados na zona portuária, no qual exibe seu orgulho e amor pelo filho Davi, uma criança agênero de 12 anos que é responsável por grande parte de suas inspirações. “Davi me inspira desde sempre, mas acho que nessa nova fase ele me trouxe o olhar para os gêneros não-binários e multiplicidade dos corpos. Pensei em uma coleção para vestir pessoas, e não homem e mulher. Isso foi fundamental para a criação dela”.

Por enquanto, as peças estão à venda na loja da Favela Hype em Santa Teresa, bairro onde Rafa mora e tem atelier mas, em breve, também serão vendidas on-line.

Mural na zona portuária traz Rafa Mon com x filhx Davi


Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *