Flavia Quaresma e Roberta Sudbrack estrelam série de jantares em Ipanema - Agenda CariocaAgenda Carioca

publicidade

Flavia Quaresma e Roberta Sudbrack estrelam série de jantares em Ipanema

A cozinha brasileira pede passagem.

Desde março sob comando da chef argentina Alejandra Maidana, o restaurante Quitéria, no hotel Ipanema Inn, se dedica a celebrar a cozinha brasileira com ingredientes genuínos e produtores orgânicos e locais do Rio. A chef, assim como seu antecessor Christian Garcia, é mais um dos tantos hermanos que se desmancham diante da infinidade de sabores e aromas do nosso país. E assim como ele, encara com maestria a proposta da casa: apresentar ícones da nossa cozinha seguindo o conceito do slow food. Através de uma seleção de fornecedores da região como orgânicos da Fátima, Chocolate Quetzal, Vale das PalmeirasSítio do Moinho ela garante o frescor dos ingredientes e mantém a roda dos “pequenos’ girando. E apesar do restaurante estar num hotel – com a missão de apresentar a cozinha nacional a quem visita o Rio -, graças a sua excelente relação custo x benefício, o Quitéria conquistou um público fiel de cariocas entusiastas deste movimento.

Para celebrar a chegada de Alejandra, lança agora o projeto Cozinheiras Brasileiras, e convida chefs bem conhecidas do grande público para apresentarem a essência de suas cozinhas em uma série de quatro jantares. Entre outubro e janeiro, o restaurante receberá Flávia Quaresma, Ana Luiza Trajano, Roberta Sudbrack e Bel Coelho para apresentarem experiências completas e cheias de brasilidade. O menu em questão incluirá entradas para compartilhar, prato principal e sobremesa, café ou chá e petit four, além de coquetel de boas vindas feito com cachaça Leblon, parceira da iniciativa, e o valor será de R$ 143 por pessoa.

Encarregada de abrir a maratona, que se repetirá mensalmente, Quaresma vai liderar o primeiro jantar, que acontecerá às 20h da quarta-feira dia 25 de outubro. Para começar, serão servidas entradas para compartilhar. Entre as pedidas, estão a ostra com sopa gelada de tomate vindo de Seropédica e tangerina, o crocante de figo com queijo de ovelha do Vale das Videiras e o bolinho de banana e tapioca recheado com moqueca de camarão. Na hora do principal, o cliente também poderá escolher entre o polvo grelhado com quiabo baby sobre nhoque de batata doce e cenoura de Petrópolis em caldo de cogumelos ou a rabada com agrião sobre purê de leite ao queijo coalho e farofinha crocante de milho. Nada mal, né? A chef também tratou de incluir uma opção vegetariana no circuito, o Shitake grelhado com brócolis. Para a sobremesa, os holofotes se viram para o pão de ló de chocolate e jabuticaba, com doce de cumaru e farofinha de castanhas brasileiras.

A viagem pelos sabores do Brasil segue em novembro com Ana Luiza Trajano, do Instituto Brasil a Gosto, que servirá um cardápio inspirado em ingredientes regionais. Em dezembro, será a vez de Roberta Sudbrack contar através dos pratos sua história de valorização dos produtores artesanais. Em janeiro, Bel Coelho desembarca no Rio para o jantar especial de encerramento. Para quem animar, a dica é correr e fazer uma reserva e, de quebra, ficar no radar do Quitéria para saber a data das próximas edições. No mais, viva a cozinha brasileira!

COZINHA BRASILEIRA NO QUITÉRIA
Estreia: 25 de outubro às 20h | R$ 143 por pessoa
Rua Maria Quitéria,  27, Ipanema
Tel.: (21) 2267 4603 | [email protected]
http://www.ipanemainn.com.br/quiteria

 

Mariana Broitman

Responsável por levar a Agenda Carioca para o universo digital, desde 2012 a jornalista Mariana Broitman divide com a Antonia a missão de pesquisar e experienciar o que o Rio tem de melhor. Curiosa e apaixonada pela Cidade Maravilhosa, se dedica a apresentar - e descomplicar - o que há de mais autêntico, sempre de olho em novos projetos e talentos.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *