Revitaliza Rio recupera espaços públicos da cidade - Agenda CariocaAgenda Carioca

publicidade

Parque da Catacumba Revitaliza Rio

Revitaliza Rio recupera espaços públicos da cidade

Quem passou pelo Parque da Catacumba, na Lagoa, nos últimos meses, já pôde perceber algumas mudanças. Área verde renovada e esculturas restauradas foram os primeiros passos de um projeto de revitalização que começou em maio. De agosto pra cá, o portão do Parque Guinle, em Laranjeiras, também vêm sofrendo renovação. A recuperação dessas áreas faz parte do projeto Revitaliza Rio, uma iniciativa do Carioca DNA e do Instituto Carioca Cidade Criativa, em parceria com a produtora Das Lima. A ação, realizado em conjunto com a sociedade civil e a iniciativa privada através das leis federais e municipais de incentivo à cultura, prevê a revitalização de patrimônios culturais e artísticos do Rio de Janeiro. O objetivo é transformar lugares que sofreram degradação ao longo dos anos em ambientes de convivência, cultura e lazer.

Parque da Catacumba Revitaliza Rio
Escultura Maternidade, de Romeo Alves, foi uma das restauradas

O Parque da Catacumba foi o primeiro a colher os frutos do projeto. Além do plantio e reconstituição de áreas verdes, 20 das 29 esculturas já foram restauradas, entre elas ‘Construção’, de Bruno Giorgi; ‘Encontro’ de Edgar Duvivier; ‘Compressão’, de Francisco Stockinger; e ‘Príncipe dos Bosques’, de Reno Bernucci. O parque vai ganhar, ainda, novos bancos e sinalização, além de reforma na casa sede e as instalações de um parquinho infantil e de uma Academia da Terceira Idade (ATI). Após o trabalho de recuperação, o Revitaliza Rio realizará visitas guiadas ao parque, proporcionando uma experiência em Arte-Educação lúdica e agradável para os grupos selecionados.

Na segunda quinzena de agosto, teve início o processo de restauração do Portão do Parque Guinle, portal monumental histórico em ferro fundido e bronze e pedestal de granito tombado pelo município em 2001. A reforma inclui também a restauração dos elementos que compõem o monumento: as duas estátuas de leões alados em bronze, os dois anjos em bronze e as duas esfinges em mármore branco.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *